Nicko McBrain, do Iron Maiden, tocando bateria

Em 2020, Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, foi diagnosticado com câncer de laringe e felizmente está livre da doença.

O veterano músico revelou sua batalha contra o câncer no ano passado em uma entrevista discreta para a Escola de Medicina da Universidade de Miami.

Segundo a Consequence, McBrain começou a notar uma mudança em sua voz em 2019 e, inicialmente, achou que se tratava apenas de um hábito que desenvolveu enquanto tocava bateria:

Quando toco bateria com a banda, na verdade meio que grito e berro enquanto toco, como um judoca batendo no tapete. Quando você está deitado em uma sala silenciosa e fala e ouve sua voz em sua cabeça e está resfriado, você soa diferente. Isso aconteceu comigo. Achei que isso lembrava muito – essa minha voz diferente – o período quando eu terminava uma turnê ou o período depois de um show. Não tive resfriado nem nenhum sintoma de doença. Comecei a sentir que estava limpando mais a garganta quando estava conversando. Então, decidi ligar para o meu médico.

Na conversa, Nicko contou que foi submetido a uma endoscopia realizada pelo Dr. David E. Rosow em 2020 e o resultado do procedimento acusou um câncer de laringe em estágio 1.

Rosow, também professor associado de Otorrinolaringologia na Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami, fez um alerta para a população:

Qualquer pessoa que esteja passando por uma mudança de voz que dure mais de três semanas deve consultar um otorrinolaringologista que pode avaliar as pregas vocais.

Muitos casos apresentam uma mudança de voz como a de Nicko e, muitas vezes, o tumor é tão pequeno quanto um a dois milímetros, o que o torna mais fácil de ser removido completamente. O prognóstico com tumores precoces (estágio 1) é excelente, com taxas de cura documentadas de 95% ou mais. Recomendo totalmente que qualquer pessoa que sinta que há algo diferente em sua voz faça um exame. E não adie. Foi muito bom para mim pegá-lo no estágio 1.

Ainda bem que Nicko seguiu prontamente as recomendações médicas!

Bruce Dickinson foi mais um a batalhar contra o câncer

O diagnóstico de McBrain seguiu a própria batalha do vocalista Bruce Dickinson contra um câncer de língua. O cantor finalmente foi declarado livre da doença depois de semanas de sessões de quimioterapia e radioterapia.

Vale lembrar que o Iron Maiden encerrou recentemente sua extensa excursão mundial Legacy of the Beast Tour e, no próximo ano, revisitará o álbum Somewhere in Time (1986) com a turnê Future Past, que chegará ao Reino Unido e à Europa em Junho de 2023.

LEIA TAMBÉM: Festival Hellfest anuncia line-up absurdo para 2023 com Iron Maiden, Kiss, Slipknot e mais

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!