Andreas Kisser do Sepultura com camiseta do Movimento Mãetricia
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Quem foi ao Knotfest Brasil neste domingo (18) e viu o show do Sepultura deve ter reparado que o guitarrista Andreas Kisser estava com uma camiseta que chamou bastante atenção.

Trata-se de uma propaganda do Movimento Mãetricia, criado por ele em homenagem à saudosa esposa Patricia, que nos deixou em Julho de 2022. Na ocasião de seu falecimento e com frequência desde então, Andreas assumiu a missão que é reforçada pelo movimento de incentivar a conversa sobre a morte, em busca de condições mais dignas.

Em uma entrevista exclusiva com o TMDQA! mais cedo neste ano, Andreas explicou de onde surgiu essa preocupação e o propósito do Mãetricia:

A Patricia sempre falava da morte de uma maneira muito leve, muito tranquila. No momento que aconteceu, a gente viu que a família estava preparada pra isso, e isso também foi o meu empurrão, o meu ímpeto pra falar, ‘Mano, a gente precisa falar de morte’. Sacou? Não pode ignorar isso! Acontece e está todo mundo despreparado, desesperado, família brigando, já tem que enterrar porque não tem tempo… Enfim, tá tudo errado. Tudo errado. Por quê? Só por medo de falar da morte? É ridículo isso.

A gente tá criando o movimento Mãetricia, onde a gente quer juntar tudo isso. Tem muita gente falando sobre isso, mas as pessoas têm medo, têm fobias, têm superstições, e quando chega ninguém está preparado. Essa é a principal bandeira: vamos falar da morte, porque a gente pode passar esse processo de uma maneira mais tranquila.

De fato, a página do movimento no Instagram já possui diversos conteúdos relacionados ao tema, com a postagem mais recente sendo de um médico paliativista. Você pode acessar o perfil clicando aqui e conferir o vídeo em questão abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!