Francisco El Hombre e prefeito de Toledo
Foto da FEH por Renata Monteiro

No último final de semana, a Virada Cultural 2022 que aconteceu em Toledo, no Paraná, agitou não só a cidade como também as redes sociais por conta de um dos seus shows.

O evento que teve Pitty como atração principal também contou com a participação da banda Francisco, El Hombre, que realizou um show que deu o que falar.

Como é possível ver no relato compartilhado pelo Prefeito de Toledo, Beto Lunitti, parece que as tradicionais manifestações da banda e as atitudes de seus integrantes no palco não agradaram muito o político.

Através de sua conta do Instagram, Lunitti publicou um vídeo se pronunciando sobre o show, mesmo sem citar diretamente o nome da banda. Em um trecho do vídeo, o prefeito declarou:

Temos um contrato firmado com essa banda e, na sua cláusula 13ª, é proibido manifestações políticas. Na verdade, o comportamento também foi inadequado à cultura local. Nós assumimos o compromisso de que esta banda não tocará mais em Toledo.

Na descrição do vídeo, Lunitti reforça que “novos contratos com artistas terão cláusulas severas de punição para este tipo de postura”.

Prefeito critica show de Francisco, El Hombre e população reage

Apesar de alguns seguidores de Beto Lunitti terem concordado com sua fala, a imensa maioria dos comentários no Instagram criticaram duramente o posicionamento do prefeito e defenderam a banda. Um internauta disse:

Senhor prefeito, nos poupe do seu discurso.

Único comportamento inadequado é o seu.

Outra seguidora respondeu a colocação do prefeito argumentando sobre os artistas de outros ritmos que também passam pela cidade. Ela disse:

Não manchou imagem nenhuma não prefeito, o povo adorou, pode ficar tranquilo. A gente vê diariamente mensagens piores em outros ritmos que tocam por aqui e ninguém fala nada, não há motivo para tanto conservadorismo assim. Tem internet pra que? Pesquisa a banda antes de ir pro show!

Confira abaixo o vídeo do prefeito e outras reações dos internautas.

De acordo com relatos de quem estava lá, a Francisco, el Hombre não teria feito nada além do seu tradicional show, que tem, por exemplo, o vocalista/violonista Mateo tocando de sunga.

Além disso, a banda entoou canções políticas como “Arranca a Cabeça do Rei”, mas é só fazer uma pesquisa rápida sobre o grupo pra saber que comentários políticos e sociais fazem parte de sua discografia desde o disco de estreia, SOLTASBRUXA, em 2016.

Nele, por exemplo, aparecem faixas como “Bolso Nada”, sobre Jair Bolsonaro, e “Tá Com Dólar, Tá Com Deus”, uma crítica ao capitalismo.

Eleição de Beto Lunitti

O prefeito, que já havia comandado a cidade anteriormente, foi eleito em 2020 com 23.808 votos, ou 33,72% deles, após se candidatar pelo partido MDB e vencer o então mandatário, Lúcio de Marchi, do PP.

No que parece ser um verdadeiro vai e vem de cadeiras na cidade, Lúcio havia sido eleito em 2016 batendo justamente Beto Lunitti, prefeito eleito em 2013.

Em 2022, nas eleições presidenciais, Toledo teve 68,76% dos votos válidos para Jair Bolsonaro no segundo turno, enquanto 31,25% deles foram para Lula.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!