Asteroid Launcher
Imagem: Reprodução

Essa vai para curiosos, cientistas de plantão, ou só pra quem gosta de sondar o universo e imaginar o impacto de tragédias naturais no nosso planeta. O desenvolvedor americano Neal Agarwal criou um site que permite calcular o que aconteceria se um asteroide atingisse a sua cidade.

Neal é conhecido por desenvolver divertidos jogos online a partir de números sobre a vida na terra. O mais recente se chama Asteroid Launcher, e nele você pode escolher as características do asteroide e em qual parte do mundo você quer que ele caia.

As opções são asteroides de pedra, carbono, ferro, ouro ou um cometa. Você também pode alterar o diâmetro do objeto, a velocidade e o ângulo da queda.

O TMDQA! testou, como você pode ver logo abaixo.

Em teste, destruímos a cidade de São Paulo

Para fazer um teste, criamos um asteroide de ouro, com diâmetro de 1 km atingindo a cidade de São Paulo a 30km/h num ângulo de 60 graus. O resultado: um impacto que só acontece a cada 6,2 milhões de anos.

A tragédia criaria uma cratera de 44 km de diâmetro, matando mais de 11 milhões de pessoas no local, o que significa praticamente toda a população da capital paulista.

O impacto criaria uma bola de fogo tão grande que seria sentida até Florianópolis, ao Sul, e Belo Horizonte, ao Norte, com Curitiba e Rio de Janeiro no meio do caminho, matando mais 18 milhões de pessoas.

Somando os resultados da onda de choque, a velocidade do vento e um terremoto derivado de magnitude 8.5, seriam quase 44 milhões de mortos, o que representa quase 20% de todos os habitantes do Brasil. Além disso ficaríamos sem árvores em um raio de 675 km, e sem prédios por 471 km.

Que loucura, hein? NASA, salva a gente dessa! Visite o Asteroid Launcher e faça seu próprio teste.

Outros jogos divertidos de Neal Agarwal

Vale destacar que o site de Neal Agarwal tem vários outros jogos, a maioria mais “suaves”, como um que te permite desenvolver o próximo iPhone e outro que te relembra o que estava em destaque na mídia 10 anos atrás.

Clique aqui e divirta-se!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!