Joss Stone lança disco de Natal
Créditos: Divulgação

Por Nathália Pandeló Corrêa

Em 2023, o álbum The Soul Sessions, de Joss Stone, completa 20 anos. Sim, vin-te. Parece mentira, mas lá se vão duas décadas desde que o mundo descobriu a voz aveludada de uma inglesa de Devon que tinha apenas 16 anos, mas que já lembrava grandes divas do soul – daí o nome do disco. Desde então, Joss se aventurou por outros ritmos. Flertou com o reggae e com o rock – lembra do supergrupo com Mick Jagger e Damian Marley? -, fez R&B, pop e provou que sua voz não conhece limites.

Para 2022, ela escolheu encarar outro desafio: compor músicas de Natal. Para o álbum Merry Christmas, Love, lançado em novembro, a artista reuniu uma gama de grandes clássicos dessa época do ano, passando de Frank Sinatra a Stevie Wonder, além de canções religiosas que transcenderam para o meio pop na época das festas de fim de ano. O resultado é um disco com sonoridade clássica do Natal do hemisfério norte, com direito a orquestras, corais, sinos e tudo que tem direito.

A chegada da maternidade, em 2020, foi um dos pontapés para tornar realidade o desejo de um disco de Natal. O desafio de transformar essa época do ano em um momento mágico para Violet, de 2 anos, e Shackleton, de apenas dois meses, é a força motriz por trás das composições próprias de Joss, que reconhece em Mariah Carey e Michael Bublé as verdadeiras realezas musicais do período natalino.

Além do fim de ano festivo e da chegada do novo bebê, Joss Stone tem muito a comemorar. Tanto que ano que vem estará em turnê para celebrar sua trajetória, apresentando aos fãs destaques da sua discografia plural até aqui. O Brasil terá shows da “20 Years of Soul World Tour” em São Paulo (20/04) e Curitiba (24/04), com ingressos já à venda.

Enquanto esse reencontro não chega, a cantora conversou com o Tenho Mais Discos Que Amigos! via Zoom, com a sua simpatia já característica.

Confira o papo completo abaixo – exceto uma pergunta especial, que você confere com exclusividade na nossa newsletter! Assine gratuitamente aqui (tmd.qa/newsletter) e receba nesta sexta, 09/12, direto no seu e-mail!

TMDQA!: Oi Joss! Onde você está onde no mundo hoje?

Joss Stone: Oi! Estou perto de Nashville, cerca de meia hora de distância.

TMDQA!: Ah, que legal! Bom, primeiro, parabéns pelo novo disco, está lindo.

Joss: Muito obrigada!

TMDQA!: Eu quero falar sobre ele, claro, porque a primeira coisa que notei é que a tracklist é sem defeitos! Tem grandes clássicos, além de duas músicas originais. Penso que você poderia ter escolhido dois caminhos: moderno e pop, que fica ótimo; ou mais tradicional, com orquestra, coral, tudo que tem direito – esse último foi o que você fez. Em termos de produção, parece que dá muito mais trabalho!

Joss: Sim, foi mesmo!

TMDQA!: Por que era importante pra você manter o som mais tradicional do Natal?

Joss: Pra mim, isso é o que o Natal é. É sobre tomar cuidado com as coisas, investir tempo com tudo que você faz. Se você faz um presente pra alguém, é bom que seja tudo que você pode entregar e mais. É isso. Quando você faz a ceia natalina, você dá tudo que tem e mais. Quando você limpa a casa antes do dia de Natal, você entrega de si tudo que tem e mais. Então é muito importante, porque é um dia muito especial. Pra mim, o Natal foi tratado assim. Minha mãe tornava tudo tão especial. Porque os outros dias do ano não são o Natal, então não deve ser como todos os outros dias. Não importa o quanto você tenha – muito ou pouco -, mas você tem o seu esforço e carinho. Por isso quis fazer assim, de forma emotiva. Essas são as nossas tradições e como eu lido com o Natal. Mas além disso, as músicas que eu ouço, a minha trilha sonora do Natal, foram músicas assim. Sempre foram com orquestras, corais, lindas. Os discos de Natal do Frank Sinatra, do Nat King Cole, as músicas de Natal da Julie Andrews. Todas essas são assim: fizemos isso com o maior cuidado do mundo e agora vamos entregar a vocês.

TMDQA!: É como se fosse um presente.

Joss: É exatamente isso!

TMDQA!: E eu acho que o toque tradicional faz sentido, porque a maioria das músicas que ouvimos nessa época do ano são muito… velhas!

Joss: Sim, são mesmo!

TMDQA!: Talvez o mais próximo que temos de um clássico natalino moderno é “All I Want For Christmas Is You”, da Mariah Carey, que em breve vai fazer 30 anos. Como alguém que escreveu duas músicas originais para esse Natal, o que você acha que faz uma canção natalina sobreviver ao tempo e se tornar parte das tradições de tantas pessoas ao longo dos anos?

Joss: Ah! Meu Deus, se eu soubesse disso, estaria sentada numa montanha de dinheiro (risos)! Não faço ideia! Eu adoraria saber. Acho que o sentimento que você coloca na música importa, a sua sinceridade importa. Mas ter um sucesso assim, que dura 30 anos… as músicas que eu fiz cover, algumas têm 70 anos, estão aqui há muito tempo e estarão aqui para sempre. Meus filhos vão ouvir “Chestnuts roasting on an open fire” [cantando], “Jingle Bells”… por favor, eles vão ouvir isso. E tem as mais religiosas, como “O Little Town of Bethlehem”, “Away in a manger”, elas vivem para sempre. Mas a música da Mariah é diferente, à parte de todas essas. É mais pop, né? Quer dizer, hoje não seria considerada tão pop, mas é. Porque passou pelo teste do tempo. Não é do tempo de Nat King Cole, das Andrew Sisters. Para ser sincera, Mariah é a rainha do Natal por causa dessa música. Michael Bublé é o rei e ela é a rainha, em termos de pessoas que estão vivas hoje.

TMDQA!: Eu acho que ela concordaria com você!

Joss: Aposto que sim! (risos)

TMDQA!: Bom, assim como você, sou mãe de uma criança pequena.

Joss: Parabéns!

TMDQA!: Ah, obrigada! E você sabe que dá muito trabalho, mas também tem o lado gostoso, nessa época do ano, de ver as crianças descobrindo a mágica do Natal. Você tem alguma tradição que você quer passar adiante para os seus pequenos?

Joss: Temos algumas tradições, mas o Cody [DaLuz, marido de Joss] tem mais tradições que nós [da minha família], mas que vamos passar adiante. Nós tínhamos uma fronha ao lado da nossa cama, ao invés de uma meia, e Cody colocava um sapato na base da lareira para o Papai Noel colocar o presente. Acho que isso é algo da tradição portuguesa, o pai dele é português.

TMDQA!: Ah, tá explicado, porque temos isso também no Brasil. Não temos tantas lareiras, mas o sapatinho sim.

Joss: Ah, então, deve vir de Portugal sim. E agora fazemos o lance do sapato. Que legal, porque agora me liga com o Brasil, que tem um espaço enorme no meu coração [põe a mão no peito]. Eu adoro isso! E a família dele também fazia um “bolo de Jesus”, tipo um bolo de aniversário para Jesus. Vinha na caixinha pras crianças misturarem e colocarem no forno e decorarem. É algo interessante pra eles fazerem, tipo, “feliz aniversário Jesus, tá aqui seu bolo” (risos).

O meu presente pra eles nesse disco foi a canção “If You Believe”. Você falou da sua filha, e é nosso trabalho é introduzi-las à mágica do Natal. E fiquei pensando, “como fazer isso?”. Pensei na minha filha Violet, que é tão jovem que nem sabe quem é o Papai Noel. Então no primeiro Natal dela, tiramos uma foto com o Papai Noel, ela chorou tanto, não sabia quem era aquele homem. Aí fiquei devastada, pensando, “por que dei minha filha pra esse cara?”, foi péssimo (risos).

Enfim, ela estava no banho com o papai, eu tinha a barriga cheia de neném enquanto compunha a música, porque estava com o Shackleton crescendo dentro de mim… E fiquei pensando, “sobre o que vou escrever? Não sei como escrever uma música natalina”. Então pensei, se for explicar o que é o Natal para as minhas crianças, o que eu diria? Como faria isso? Qual é o som do Natal? Qual é a sensação? O quão frio é? Sobre o que é essa música? Fiquei pensando sobre isso e Cody me lembrou do filme “O Expresso Polar”. Você já assistiu?

TMDQA!: Já sim!

Joss: O que eu mais gosto na história é que o menino não consegue ouvir o sino, a não ser que ele acredite. Por isso chamei a música de “If You Believe”. Se você acreditar, você pode ouvir os anjos. Se acreditar, pode ver as renas correrem. Isso é o que é o Natal. Então vou contar para os meus filhos, “vem cá, vou te contar uma coisa, algo incrível vai acontecer amanhã de manhã, e vai ser tão legal!”. Essa é a melhor parte do Natal, as crianças!

TMDQA!: Agora, só pra terminar: sei que você acabou de ter seu segundo bebê, então parabéns!

Joss: Ah, muito obrigada!

TMDQA!: E ainda assim, ano que vem você virá ao Brasil com a sua turnê de 20 anos de carreira! Ficamos sempre felizes quando você vem aqui, então queria saber da sua relação com o nosso país, se tem memórias feitas aqui, se o Brasil é uma parte importante da sua história musical.

Joss: Sim, o Brasil é uma parte muito importante da minha história! Eu nunca me senti tão amada e apoiada do que quando estou no Brasil. Tenho que dizer o mesmo da América do Sul, como um todo. Essa parte do mundo, por algum motivo – e não sei por que, deve ter algo na água! – mas são amáveis, apaixonados, cuidadosos e levemente loucos (risos)…

TMDQA!: É o calor! (risos)

Joss: É, tem algo que explique! (risos) Mas certamente o Brasil, se eu posto alguma coisa, sempre vejo os fãs brasileiros do meu lado, e é tão bom. Ao longo dos anos, eu experimentei com vários gêneros diferentes de música, e isso significa que alguns fãs gostam de alguns discos, mas não de outros, porque são estilos diferentes. Nem todo mundo quer ouvir um gênero diferente, eles gostam do que gostam. Os fãs brasileiros não são assim, eles são tipo, “o que quer que você faça, estamos com você”. É quase como ter uma família, sabe? Isso para mim é muito especial. Sempre amo ir aí porque sei que estou segura.

TMDQA!: E adoramos te receber. Venha quando quiser, traga a família!

Joss: Com certeza, irei levá-los!

TMDQA!: Sei que tenho que te liberar, Joss. Obrigada por seu tempo e feliz Natal.

Joss: Feliz Natal, amor!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!