Olodum: Conheça mais detalhes da história do aclamado grupo baiano de percussão
Foto por Antonio Carvalho / Reprodução / Instagram

Com a Copa do Mundo acontecendo, o Olodum, aclamado grupo baiano de percussão, está marcando presença no Pelourinho, em Salvador, em todos os jogos do Brasil.

É possível que você já tenha visto nas transmissões algumas cenas da banda movimentando os intervalos das disputas em que a Seleção Brasileira está em campo, como é tradição em anos de Copa.

Mas, recentemente, o criador de conteúdo PH Côrtes esteve na capital baiana e compartilhou em sua conta do Instagram um interessantíssimo Reels com alguns detalhes sobre este maravilhoso e importante grupo, mostrando que seu papel vai muito além da Copa e do Carnaval.

PH Côrtes faz vídeo sobre importância do Olodum

Entre as informações citadas por PH, ele destaca que o Olodum foi criado em 1979 com o objetivo de levar moradores do Pelourinho para ocupar o Carnaval de Salvador que, desde o seu início, sempre foi muito elitista. Assim, ele foi “essencial para a democratização” do evento.

Ele aponta que, a partir disso, o grupo começou a expandir e passou a se aprofundar na cultura afrodescendente, tendo inclusive fundado em 1983 a escola Olodum, também localizada no Pelô e uma das principais percursoras da lei 10.639, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Olodum e o Samba Reggae

PH também destaca que o grupo foi responsável pela popularização do Samba Reggae, mistura do samba com o Reggae da Jamaica, e reforça que o Olodum é uma instituição Pan-Africanista, usando em seu símbolo as cores amarelo, vermelho, verde e preto.

O influenciador ainda relembra que o grupo baiano foi uma das principais mobilizações do movimento negro mundial que lutou pela liberdade do líder africano Nelson Mandela.

Ligação com Michael Jackson e Spike Lee

Vale lembrar que, por tudo isso e muito mais, nos anos 90 o Olodum gravou ao lado de Michael Jackson o clipe de “They Don’t Care About Us”. A produção dirigida pelo querido diretor americano Spike Lee foi filmada no Pelourinho e no Rio de Janeiro, como reforça PH.

Confira abaixo o vídeo de PH Côrtes e em seguida o clipe de Michael Jackson com a participação da banda. Viva o Olodum!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!