História música 30 novembro
Imagens: Divulgação

Por Rafael Teixeira e Felipe Ernani

Há quem pense que o fim de ano seja menos movimentado para o mundo da música, mas a história mostra que o dia 30 de novembro reservou alguns dos maiores momentos de artistas e bandas gigantes como Michael Jackson, Pink Floyd e Linkin Park.

O Tenho Mais Discos Que Amigos! preparou uma lista de acontecimentos inesquecíveis de 3 anos, 40 anos e até 67 anos atrás (via Music History Calendar), envolvendo até o nascimento de um grande cantor e o fim de uma importante banda.

Entre discos clássicos, a lista também tem o lançamento do álbum mais vendido de todos os tempos, uma ópera-rock histórica e uma parceria inusitada que fez um sucesso estrondoso. Confira abaixo!

6 momentos inesquecíveis da música em 30 de novembro

1955: Nascia Billy Idol

Quem está de aniversário hoje é William Michael Albert Broad, mais conhecido como Billy Idol, completando 67 anos. O cantor, que esteve recentemente no Brasil para tocar no Rock in Rio, foi um dos primeiros da cena Punk britânica a fazer sucesso em carreira solo.

Com um visual icônico e clássicos como “Dancing with Myself”, “Rebel Yell” e “Eyes Without a Face”, se tornou uma das figuras mais influentes do Rock, especialmente por seus videoclipes inesquecíveis.

1979: Pink Floyd lançava The Wall

Com o baixista Roger Waters tomando as rédeas do Pink Floyd, a banda psicodélica britânica abriu espaço para temas como depressão, insanidade, guerras e os lados sombrios da fama.

O resultado é The Wall, um dos discos conceituais mais lendários do Rock, com uma capa clássica e sucessos como “Another Brick In The Wall”, “Run Like Hell”, “Comfortably Numb” e “Hey You”.

1982: Michael Jackson lançava Thriller

Há exatos 40 anos era lançado o álbum que, até hoje, é o mais vendido da história da música. A parceria do Rei do Pop com o produtor Quincy Jones, que já havia rendido o excelente Off The Wall, chegou ao auge do sucesso com Thriller.

O trabalho custou cerca de 750 mil dólares para ser feito, e rendeu mais de 100 milhões de dólares para MJ. Thriller ficou 37 semanas como número 1 nas paradas dos Estados Unidos, e todos os singles do disco foram Top 10 no país.

As músicas incluem “Billie Jean”, “Beat It”, “Human Nature”, “Wanna Be Startin’ Somethin”, “The Girl Is Mine” e outros clássicos que ajudaram a definir a música Pop dali em diante.

2004: Linkin Park e Jay-Z lançavam Collision Course

Em uma década onde o Rock e o Rap estavam mais próximos do que nunca, o encontro entre Linkin Park Jay-Z parecia selar um acordo silencioso de anos.

Foi há exatos 18 anos que a dupla de gigantes lançou Collision Course, um EP que uniu músicas da banda com sucessos do rapper, gerando versões icônicas como “Numb/Encore”, que chegou até a ganhar um Grammy.

2011: Skrillex faz história no Grammy

No início da década de 2010, um fenômeno absolutamente improvável tomava conta dos fones de ouvido ao redor do mundo. Falamos do Dubstep, um gênero que tinha tudo para ficar confinado ao underground mas ganhou bastante notoriedade graças ao trabalho de Skrillex.

Neste dia 30, há 11 anos, o DJ fez história ao ser indicado a cinco Grammys, incluindo o de Artista Revelação, se tornando o primeiro DJ a receber a honra de concorrer a esse prêmio. Histórico!

2019: Slayer faz seu último show

Para fechar com chave de ouro, talvez por uma coincidência do destino, 30 de novembro também foi a data escolhida pelo Slayer para fazer o último show de sua longeva e lendária carreira.

A apresentação aconteceu no The Forum em Inglewood, na Califórnia, contando com a presença de inúmeros fãs célebres das lendas do Metal. A última música tocada por eles foi o clássico “Angel of Death”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!