Bala Desejo
Foto por Lucas Vaz

Nos últimos dias os fãs brasileiros da lendária Erykah Badu receberam a grata notícia de que ela fará um show no Brasil em 2023.

Acontece que o anúncio do evento, realizado pelo festival Nômade em parceria com o WEHOO, veio acompanhado de três atrações de abertura e elas deram o que falar nas redes sociais.

Céu, Gilsons e a banda Bala Desejo foram escaladas para iniciar os trabalhos em São Paulo e não demorou muito até que todo mundo percebesse que esses nomes estavam completamente deslocados por ali.

Ícone da música preta mundial, Erykah Badu com certeza seria muitíssimo melhor acompanhada de mulheres pretas brasileiras, e a nossa cena musical tem vastas opções incríveis para isso.

Desde o anúncio, diversas críticas foram feitas em relação à curadoria do Nômade, incluindo de artistas como Zudizilla, Rico Dalasam e Duda Dello Russo.

Comunicado da Bala Desejo

Quem se pronunciou a respeito e afirmou que não irá mais tocar foi a banda Bala Desejo, que fez um comunicado oficial bastante contundente.

Saindo da zona de conforto e, de fato, praticando o antirracismo, o quarteto afirmou que foi convidado sem saber do contexto completo do show e por isso aceitou, mas que entende que não faz sentido eles estarem ali:

Ontem fomos anunciados como uma das bandas de abertura do show de Erykah Badu em São Paulo.

Aceitamos o convite antes de saber exatamente quais seriam os artistas do line-up e a programação completa do festival. Como uma banda, buscamos sempre estar próximos do público, mas é preciso que o público esteja próximo também de toda uma cena pulsante que, muitas vezes, fica à margem desse olhar curatorial. Depois do ocorrido e em respeito ao público que de pronto se posicionou assertivamente, decidimos NÃO participar mais desse evento.

Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós.

E que todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá. Existem inúmeras opções de artistas brilhantes para compor as programações e não concordamos com a ausência deles.

Esperamos que o festival se pronuncie e opere as mudanças mais do que necessárias.

Festival se Pronuncia

Pois o festival se pronunciou e prometeu que irá reformular a programação e anunciará novas atrações “muito em breve”:

Ontem foi um dia de muita reflexão e troca de ideias com parceiros, amigos, e colegas, mas, principalmente, um dia de muita escuta!

Estivemos atentes a todos os posicionamentos de vocês, que são quem faz a plataforma #MundoNômade ser única.

Pensando nisso, em comum acordo com nossos artistas parceiros, reformulamos o #NômadeApresenta Erykah Badu, que acontece dia 22 de janeiro de 2023, guardando a data dos artistas já anunciados, que já estiveram conosco em outras oportunidades, para um próximo momento nômade.

Nossa equipe está muito grata e honrada de trazer a icônica Erykah Badu para São Paulo no ano que vem, e esperamos receber vocês em um dia marcante de muita celebração e energia boa.

Para esse dia, vamos trazer a potência de mulheres únicas e que admiramos da cena brasileira, que serão divulgadas muito em breve.

Agradecemos imensamente o carinho do nosso público e estamos ansiosos pelos nossos próximos momentos juntos em dezembro deste ano, janeiro e maio do ano que vem.

Estamos aqui sempre, como uma plataforma plural, diversa e que busca sempre expandir a cena musical. Nos vemos em breve 🍃

Equipe Nômade

Céu e Gilsons

A cantora Céu também se manifestou dizendo que não tocará no evento e fazendo questão de observar que seu show “teria maioria de pessoas pretas no palco”.

Já a banda Gilsons, que celebrou a vitória da Bala Desejo no Grammy Latino em um dos seus últimos posts no Instagram, ainda não se pronunciou.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!