Sleep Tales - del sueño otro sueño

O selo brasileiro Sleep Tales tem dado um verdadeiro show de pioneirismo nos últimos tempos com seu trabalho dentro do Lo-Fi.

Além de ser o primeiro do mundo a lançar músicas do gênero usando a tecnologia Dolby Atmos e de trazer uma curadoria diferente do restante do mercado, o projeto se tornou responsável também por lançar a primeira compilação latina de Lo-Fi, reunindo nomes de países como Brasil, México, Argentina, Equador, Panamá e Peru em dez temas.

Trata-se de del sueño otro sueño, que tira inspiração da poesia do chileno Pablo Neruda (1904-1973) e prova, de uma vez por todas, a força da música latina até mesmo em um gênero onde é colocada em notável desvantagem competitiva com outros mercados, visto que há maior dificuldade para obter equipamentos de ponta por estes lados.

A seleção tem a assinatura de Linearwave, nome artístico de Yuri Tavares Bastos, que tem 32 anos e, além da carreira dentro do gênero, é também A&R do Sleep Tales e acumula mais de 1,6 milhão ouvintes mensais no Spotify e mais de 150 milhões de streamings nas plataformas em seus quatro anos de trabalho.

Continua após o vídeo

O pioneirismo do Sleep Tales

O Lo-Fi imersivo do Sleep Tales já vem conquistando ouvintes ao redor do mundo e, por mais inacreditável que pareça, o selo celebrou seu primeiro aniversário em 4 de Outubro, dia em que a primeira compilação em Dolby Atmos do mundo foi lançada justamente por eles.

Nesse período, o Sleep Tales, que surgiu após o crescimento da playlist lofi sleep, lofi rain, criada durante a pandemia para auxiliar pessoas com insônia, se tornou referência mundial e acumula cerca de 45 milhões de streams por mês só nessa sua primeira playlist, além de ter se tornado o maior selo não-europeu de Lo-fi e segundo maior do mundo.

Para Linearwave, esse pioneirismo é importante demais e participar dessa jornada é algo visto de maneira bastante positiva:

Já era uma vontade antiga montar um trabalho só com criações latino-americanas, nos tornando pioneiros. Geralmente, são os europeus e norte americanos quem fazem essas compilações.
E fico feliz em dizer que a ‘del sueño otro sueño’ seja a primeira compilação latina de Lo-Fi para dormir! É uma celebração desse trabalho feito exclusivamente com artistas latinos, que sofrem com a disparidade econômica comparado com o resto do mundo.

Vale lembrar, aliás, que alguns dos artistas incluídos na del sueño otro sueño já lançaram singles, EPs e álbuns pelo Sleep Tales, como é o caso de apollw e do próprio Linearwave. Além deles, o selo também se expande para trazer, por exemplo, uma parceria austro-indiana.

E o mais legal é saber que esse é apenas o começo dessa história tão importante para a música brasileira!

Ouça del sueño otro sueño, do Sleep Tales

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!