Grammy Latino 2022 tem Anitta como anfitriã e Liniker se torna primeira transexual a vencer a premiação
Reprodução / YouTube

O Brasil movimentou o Grammy Latino 2022, que aconteceu na noite desta quinta-feira (17) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A 23ª edição da famosa premiação teve ninguém menos que Anitta como uma das anfitriãs da cerimônia principal ao lado de Thalía, Luis Fonsi e Laura Pausini.

Os artistas brasileiros foram celebrados principalmente no pré-show do evento, onde Ludmilla venceu o prêmio de “Melhor Álbum de Samba/Pagode” pelo aclamado Numanice #2 e Marisa Monte teve sua música “Vento Sardo” premiada como a “Melhor Canção em Língua Portuguesa”.

Outro momento pra lá de especial foi a vitória da talentosíssima Liniker na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” com seu disco Indigo Borboleta Anil, que disputava com obras de Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Chico Chico, João Donato & Jards Macalé e Marisa Monte.

A dona de “Baby 95” foi aplaudida de pé e, visivelmente emocionada, fez um discurso tocante:

É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy.

Entre os músicos brasileiros que também saíram vitoriosos do Grammy Latino estão Alceu Valença, com o prêmio de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” por Senhora Estrada, e Chitãozinho & Xororó, que venceram a categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” com o disco Legado.

Grammy Latino 2022 e Anitta

Quem também deu orgulho para os brasileiros nesta quinta-feira foi a nossa “Girl From Rio”, Anitta, que tem visto sua carreira internacional ganhar proporções impressionantes em 2022.

Apesar da artista não ter vencidos as categorias “Gravação do Ano” e “Melhor Interpretação de Reggaeton” com seu hit “Envolver”, ela chamou atenção ao ser apresentadora da cerimônia e ainda entregou uma super performance da música indicada ao Grammy.

Depois de surgir no palco ao som de um sample de “Downtown”, Anitta cantou “Envolver” e ainda preparou um momento funk em seu medley com trechos de “Rave de Favela” e “La Mamá de La Mamá”. Confira nos vídeos ao final da matéria.

Vencedores do Grammy Latino 2022

Falando dos grandes vencedores do Grammy Latino 2022, podemos destacar nomes como Jorge Drexler, ROSALÍA e Bad Bunny.

Drexler foi considerado o campeão da noite ao levar sete troféus para casa, incluindo “Melhor Gravação do Ano” e “Canção do Ano” ao lado de C. Tangana por “Torcarte”.

Já ROSALÍA levou o prêmio de “Álbum do Ano” pelo aclamado MOTOMAMI e se tornou a única mulher a ganhar a categoria duas vezes.

O querido Bad Bunny não compareceu à cerimônia, mas levou cinco troféus de gramofone incluindo “Álbum de Música Urbana”, “Canção Urbana”, “Fusão Urbana/Performance”, “Performance de Reggaeton” e “Canção Rap/Hip Hop”.

Confira abaixo o discurso de Liniker e a performance de Anitta!

https://twitter.com/AnittaOnChart/status/1593450583372877824?s=20&t=4gYAIoYBTKPlgN2putHRIg

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!