Confira a programação que o festival Artistas de Rua leva para São Paulo a partir desta sexta-feira
Crédito Larissa Zaidan

A cidade de São Paulo recebe, a partir desta sexta-feira (18), a quarta edição do festival Artistas de Rua.

O evento, que teve início em Guaratinguetá no último final de semana e que também já passou por Lorena, acontece de forma gratuita e promove intervenções artísticas nos centros urbanos, buscando melhorar a vida na cidade e incentivando a utilização de áreas comuns, com arte e cultura como destaques no uso criativo dos espaços públicos.

A programação que foi montada a partir de uma curadoria pautada na diversidade chega a São Paulo nesta sexta-feira (18) com a apresentação de Andarilho Cha, artista que leva para o centro da cidade seu show “Música Preta Brasileira Teatral”, em que junta música preta contemporânea ao teatro, satirizando temas estruturais e do nosso cotidiano através de seu personagem “Andarilho” ao lado de sua banda, Os Arquitetos Sonoros.

Mais tarde, quem assume o local é a cantora, compositora e produtora Amanda Magalhães, apresentando músicas influenciadas pelo R&B, pop, música latina e brasileira contempladas em seu disco de estreia Fragma (2020), que contou com participações de Seu Jorge e Liniker.

No sábado, Nego Bala, artista nascido e criado na Boca do Lixo, região da Cracolândia, movimenta o Grajaú com as músicas do seu álbum de estreia Da Boca Do Lixo (2021), que conta com a participação da saudosa Elza Soares na faixa “Sonho”, premiada pelo curta-metragem que a acompanha.

Quem também se apresenta no local é a multiartista Lumanzin, que explora em suas músicas sonoridades da MPB, jazz, música clássica e outros ritmos. Seu trabalho mais recente foi o álbum mansinha, lançado este ano.

Já no domingo, 20 de novembro, a Avenida Paulista, mais especificamente a calçada na praça ao lado da Japan House, receberá às 10h o multi-instrumentista, cantor e compositor Guilherme Kafé, que já lançou quatro EPs e seu primeiro álbum Eu sou o tipo de pessoa que pode transformar tudo em sua casa (2019).

Às 14h, será a vez da cantora e cavaquinista Dessa Brandão animar o local com seu show “Pagode da Dessa”, que reúne no repertório covers de verdadeiros hits do samba e do pagode.

Festival Artistas de Rua em São Paulo continua até 23 de novembro

A programação não para por aí. Na segunda-feira, 21 de novembro, o duo Amarelo, formado pelo sergipano Allen Alencar e o paulista Meno Del Picchia, tocam no Centro a partir das 16h.

Com uma sonoridade minimalista e composta predominantemente pelas cordas, a dupla apresenta em suas letras os extremos do mar e do deserto, da água e da seca, como metáforas para traduzir o turbilhão de sentimentos que os amores e paixões despertam nas pessoas.

Às 18h30 é a vez do cantor, compositor e instrumentista Matheus Crippa assumir o microfone e mostrar ao público sua experiência de mais de uma década em rodas de samba e apresentar suas canções autorais do seu recente EP Íntimo.

No dia seguinte, Perdizes recebe o show do Trio Café, grupo formado por percussão, violão 7 cordas e voz, que apresenta canções inspiradas pela Música Popular Brasileira explorando o samba raiz e outros ritmos marcantes do país.

Mais tarde, o público poderá assistir ao show do músico, compositor, produtor e educador Dani El Chico, que mescla influências para criar uma sonoridade brasileira que converse com o mundo por meio de rítmicas, poesia e timbre autênticos e marcantes.

No último dia da programação do festival Artistas de Rua, quarta-feira (23), a Vila Mariana será movimentada a partir das 15h com o show do MC, grafiteiro, produtor de beats e articulador cultural Mano Yo. O artista, que há dez anos começou a explorar a cultura Hip-Hop, lançou em 2019 seu álbum Dente de Leão, em que aborda nas músicas de forma direta o cotidiano e a espiritualidade do ponto de vista de um marreteiro.

Já às 18h, o encerramento do festival fica por conta de WinniT, artista trans que cresceu com Hip-Hop, Samba, R&B, Blues e muita música brasileira. Na adolescência, ele começou a frequentar o movimento de Hip-Hop de Diadema, sua cidade natal, e participou de batalhas de rima pelo estado de São Paulo.

Além de continuar crescendo no cenário das Batalhas de MC’S, WinniT lançou este ano alguns trabalhos autorais, como a faixa “Dia de Bailão”, e tem realizado shows por todo o Brasil.

Confira abaixo o serviço completo do festival Artistas de Rua! O projeto é viabilizado pelo ProAC ICMS, com patrocínio da EDP e da 51 Ice. A realização é da Muda Cultural e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Programação Festival Artistas de Rua em São Paulo

São Paulo
18/11 (sexta-feira)
Barão de Itapetinga, 06 – República
Andarilho Cha, às 14h30
Amanda Magalhães, às 17h

19/11 (sábado)
Lago Azul | Rua das Andorinhas Brasileiras, 632 – Grajaú
Nego Bala, às 14h30
Lumanzin, às 17h

20/11 (domingo)
Av. Paulista, 40 – Centro (ao lado da Japan House)
Guilherme Kafé, às 10h
Pagode da Dessa, às 14h

21/11 (segunda-feira)
Rua Maria Antônia, 49 – Centro
Amarelo, às 16h
Matheus Crippa, às 18h30

22/11 (terça-feira)
Rua Ministro Godói, 976 – Perdizes
Trio Café, às 11h
Dani El Chico, às 14h30

23/11 (quarta-feira)
Rua Dr. Álvaro Alvim, 146 – Vila Mariana
Mano Yo, às 15h
WinniT, às 18h

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!