Rod Stewart em 2017
Foto de Rod Stewart via Shutterstock

O icônico Rod Stewart recusou um cachê de milhões para que ele tocasse na Copa do Mundo do Catar.

O músico britânico revelou sua decisão em entrevista ao The Sunday Times ao falar sobre o convite da famosa competição. Ele disse:

Na verdade, me ofereceram muito dinheiro, mais de 1 milhão de libras, para tocar lá 15 meses atrás. Eu recusei. Não é certo ir.

E os iranianos deveriam sair da Copa também por fornecer armas.

A decisão de Stewart chega em meio às inúmeras críticas que o Qatar e os organizadores da Copa do Mundo da FIFA estão enfrentando sobre a morte de trabalhadores migrantes na construção de estádios e as medidas do país sobre a homossexualidade, que por lá é algo considerado como um crime.

Rod Stewart e Copa do Mundo 2022

Além de Rod Stewart, quem também se pronunciou recentemente sobre a cerimônia de abertura da Copa do Mundo foi Dua Lipa. A artista negou os rumores de que participaria do evento e pediu que o Qatar cumpra “todas as promessas de direitos humanos que fez quando ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo”.

Por outro lado, um artista que já confirmou sua presença na cerimônia de abertura da Copa foi Jungkook do aclamado grupo de K-pop BTS.

Direitos Humanos no Mundial da FIFA

Em tempo, o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, prometeu que os abusos dos direitos humanos serão discutidos por seus jogadores durante o torneio.

Várias seleções europeias, inclusive, prometeram que entrarão em campo com símbolos celebrando a comunidade LGBTQIA+, mesmo que isso renda multas já anunciadas pela FIFA.

O comediante e apresentador Joe Lycett fez um apelo para que David Beckham encerrasse sua parceria com a próxima Copa do Mundo. Lycett criticou o ex-jogador por seu acordo de patrocínio com o Qatar de 10 milhões de libras, cerca de 62 milhões de reais, e se ofereceu para doar 10 mil libras do seu próprio dinheiro para instituições de caridade queer se Beckham encerrasse o patrocínio antes do início do torneio.

Vale lembrar que há poucos dias o embaixador da Copa do Mundo 2022, Khalid Salman, disse que “a homossexualidade é um transtorno mental”.

Qatar foi um “erro”, diz ex-presidente da FIFA

Além disso, o ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou que a decisão de sediar uma Copa do Mundo no Qatar “foi um erro”. Afastado do futebol por irregularidades financeiras, ele afirmou que a ideia seria sediar o mundial nos Estados Unidos, mas a decisão acabou sendo por um país pequeno, sem qualquer tradição no futebol e, ainda por cima, homofóbico.

Segundo Blatter, o responsável por isso foi o francês Michel Platini, ex-presidente da UEFA. Os votos do seu lado teriam garantido a Copa no Catar e, para o dirigente, tudo aconteceu a partir de uma suposta pressão do ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy:

Seis meses depois o Catar comprou aviões de combate da França por US$ 14,6 milhões. Com certeza, era uma questão de dinheiro.

Nem precisava um dirigente condenado dizer que a escolha foi um erro, não é mesmo?

De qualquer forma, a Copa do Mundo do Qatar começa neste domingo (20), na capital Doha, com a partida entre o Equador e a seleção local.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!