Casal de músicos canta para despedida de bebê com doença rara
Reprodução / Instagram

A música tem o poder de nos acompanhar em diferentes momentos da vida, seja de felicidade, tristeza ou até mesmo de despedida.

O casal de músicos cariocas Maria Angélica Alonso e Rafael Haranaka demonstrou um exemplo disso ao emocionar a internet com um vídeo onde eles aparecem cantando e tocando para o seu filho Davi, que estava prestes a partir após seis dias do seu nascimento.

Como Maria contou ao Universa UOL, o pequeno nasceu prematuro no dia 19 de Outubro de 2022 e durante sua gestação o filho foi diagnosticado com a Síndrome de Patau. Ela, que também é médica, explicou que a doença é grave e provoca diversas malformações e disfunções de vários sistemas, entre eles os neurológico, mental e cardíaco, o que leva os bebês a terem uma expectativa de vida muito baixa. A maioria sobrevive apenas por dias ou semanas.

A mãe ainda disse que nas conversas com profissionais da área e nas leituras dos artigos e blogs sobre o assunto ela sempre se deparava com o termo “incompatível com a vida” e que por ser um termo muito pesado acabava tirando as esperanças dela e do pai.

Mesmo com as grandes chances de uma perda gestacional, Maria e Rafael decidiram viver um dia de cada vez já que o filho Davi estava indo bem até as 33 semanas da gravidez quando ela iniciou um quadro de hipertensão gestacional e o filho parou de crescer.

Uma semana depois a pressão aumentou ainda mais e foi necessário interromper a gestação para que ele tivesse alguma chance ao nascer.

Despedida com amor e música

Depois do Davi ter nascido, Maria e Rafael desejavam muito conhecer o pequeno antes que ele partisse. A médica Fernanda Lobo Rascão, pediatra paliativista que acompanhou a gestação de Maria, deu a ideia de que os pais tocassem para o bebê a música “Reencontro”, que eles escreveram em 2018.

Como descreve Maria, a música fala sobre um reencontro ao longo das vidas, sobre como duas pessoas se reconhecem em outro corpo, outra vida. “A música era para o Davi, só que a gente ainda não sabia”, apontou a mãe.

Descrevendo a sensação de tocar para o filho, Maria declarou:

Com aval da equipe do hospital, entramos com o coração aos saltos, mãos trêmulas sem saber se conseguiríamos tocar e cantar numa situação como essa, cientes de que ele poderia fazer a passagem dele ali, no nosso colo. Algo nos iluminou, começamos a tocar e uma onda indescritível de paz e serenidade invadiu nossos corpos, nossas almas.

Nunca havia sentido nada parecido com aquele momento. Davi ficou calmo e com os sinais vitais estáveis a todo momento, ainda me olhou cantando. Ele vira o rostinho bem de leve e o cantinho dos olhos, como quem diz, ‘estou gostando disso, não parem’. Tocamos ainda a música ‘Maternal’, também de nossa autoria, que foi feita muito antes de o Davi nascer e que parecia também já ser sobre a sua chegada.

Um dia depois desse momento super especial, o pequeno Davi fez sua passagem. Após dias de sofrimento, Maria decidiu compartilhar o vídeo na conta do duo Amelie no Instagram, para que ela pudesse “falar do Davi abertamente, mostrá-lo para todos, ler relatos lindos e emocionantes de mães e pais que também passaram por situações parecidas”.

Por lá, eles falaram sobre a despedida:

Descobrimos a condição grave (síndrome de Patau) do Davi ainda na barriga, aos 2 meses de gestação. Lembro que meu coração quase parou de bater nesse momento… uma dor incomensurável invadia nosso corpo e alma.
‘Incompatível com a vida’. Essa era uma das frases mais usadas nos artigos, definições e conversas sobre a síndrome de Patau…
Mas o Davi estava ali e estava vivo… muito vivo, aliás. Decidimos dar todo o amor, cuidado e conforto que ele merecia e esperar o quanto ele aguentaria por aqui… A espera não foi nada fácil, podem imaginar… Um misto de amor, de apego, esperança, dor, medo e angústia. Decidimos levar muito a sério a história do ‘um dia de cada vez’ e aproveitar o que tínhamos em mãos ‘hoje’.
Filho, tivemos você com a gente por 34 semanas dentro da barriga da mamãe e 6 dias aqui fora, deixando a gente te curtir, te cheirar, te beijar, pegar no colo, te fazer cosquinhas e até brigar pra você não puxar a sonda!
Quando você já deu os sinais de piora, conseguimos esse momento único e sublime com você! Uma despedida à altura do que você é e do que você merece! Foi o momento mais emocionante das nossas vidas até agora… Uma paz e plenitude invadiu nossa alma e nos deixou anestesiados de tanta emoção. Ali tinha amor… muito muito amor! E você sentiu isso tudo também… a gente viu na sua expressão, nos seus batimentos, na sua saturação… Vai em paz e, se quiser, volta um dia que estamos por aqui! 💓

A médica e cantora disse que essa troca começou a encher seu coração de alegria e fez com que ela tivesse a sensação de que ele estava vivo novamente.

Confira o belíssimo e emocionante vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!