19º Cardápio Underground

O Cardápio Underground chega a sua 19ª edição!

São quase 20 anos de festa e, de 12 a 15 de Novembro, o festival traz uma programação musical diversa — e gratuita — sobre o tema “O que é urgente agora?”.

Realizado pelo coletivo Edith Cultura, o evento vem reunindo várias linguagens artísticas desde 2004. O festival acontece em Bragança Paulista, cidade localizada no interior de São Paulo e com poucas atividades culturais que envolvam artistas independentes.

19° Cardápio Underground – O que é urgente agora?

Nessa 19° edição, o Cardápio Underground tem três dias voltados para a programação musical. O line-up é diversificado e apresenta artistas da antiga e nova geração do underground brasileiro. Os estilos são sonoramente diferentes, mas encontram coisas em comum em seus discursos, respondendo a pergunta do próprio tema do festival.

Monna Brutal, As Mercenárias, Ava Rocha, Tigre Dente de Sabre, DUPLA 02 e Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo são alguns dos nomes que se apresentam este ano.

Indo além da música, o evento multicultural começa com uma exposição de artes visuais, resultado da residência que teve curadoria de Bia Raposo e Daniel Lima e reuniu artistas de diferentes lugares e de diversas linguagens para ocupar as paredes e o entorno da Garaginha do Edith — nome da sede do coletivo Edith Cultura e espaço que recebe essa edição do festival. A programação conta ainda com bate-papo com os artistas residentes.

Continua após o vídeo.

Do punk ao trap: Cardápio Underground unindo gerações

Entre os gêneros que tomarão conta dos três dias de programação musical do 19° Cardápio Underground, destaca-se trap e funk (Festa LGBTQIAP+), eletrônico (Garaginha Electro) e punk rock (Dia Rock). Por conta dessa variedade de estilos e sua longa trajetória, o Cardápio Underground ostenta um público diversificado e transgeracional.

A Festa LGBTQIAP+ dá início à programação musical, no dia 13, com a rapper Monna Brutal como headliner. Mulher trans não binária e preta, Monna é ativa no rap há mais de uma década, seja nas batalhas de rima pelas ruas ou em suas composições que falam sobre o poder, resistência e ativismo das pessoas pretas e LGBTQIAP+.

No dia 14, rola o Garaginha Electro, onde o duo bragantino Tigre Dente de Sabre apresenta seu repertório que mistura o eletrônico, erudito e o rock. Figura conhecida dos primeiros anos do Cardápio Underground, a dupla agora volta para relembrar as origens do festival.

O Dia Rock (15) encerra o 19° Cardápio Underground, e a banda As Mercenárias é a principal atração da noite. O grupo punk formado apenas por mulheres nasceu no começo da década de 80 e fez história com seu álbum de estreia Cadê as Armas? (1986), em que críticas a instituições como a polícia, governo e igreja são explícitas.

Logo abaixo você encontra a programação completa do evento.

Continua após o vídeo.

Programação

Evento: 19° Cardápio Underground – O que é urgente agora?
Data: De 12 a 15 de Novembro
Entrada: Gratuita
Cidade: Bragança Paulista/SP
Local: Garaginha do Edith – Rua Coronel João Leme, 229, Centro

12.11, a partir das 15h: EXPOSIÇÃO

Resultado da residência de artes visuais + Bate-papo com os artistas residentes e curadores

13.11, a partir das 14h: FESTA LGBTQIAP+

Shows:

  • DJ Brazook
  • RUBI
  • MC Marie
  • DUPLA 02
  • Monna Brutal

14.11, a partir das 19h: GARAGINHA ELECTRO

Shows:

  • Meta Golova
  • MAURR
  • Tigre Dente de Sabre

15.11, a partir das 14h: DIA ROCK

Shows:

  • DJ Bruxamarela
  • Inês é Morta
  • Ava Rocha
  • Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo
  • As Mercenárias

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!