Milton Nascimento São Paulo
Foto: Stephanie Hahne / TMDQA!

“Chegar e partir são só dois lados da mesma viagem / A hora do encontro é também despedida”. Com os lindos versos da música “Encontros e Despedidas”, Milton Nascimento disse adeus aos palcos de São Paulo, com a passagem da turnê A Última Sessão de Música.

Assim como todas as apresentações dessa verdadeira viagem musical, que passou por várias cidades brasileiras, pela Europa e os Estados Unidos, o show do último dia 1º na capital paulista foi carregado de emoção.

A despedida de Bituca foi cuidadosamente pensada para ser repleta de simbologia. Desde a canção que abre o espetáculo, “Ponta de Areia”, em que ele descreve o “ponto final da estrada natural”.

Nas primeiras músicas, Milton veste apenas uma túnica dourada, mostrando a cabeça raspada e a fragilidade de seu corpo, expondo a realidade nua e crua do envelhecimento. A partir da quarta canção, ele coloca sua tradicional boina, óculos escuros e brinca: “agora sou eu”.

Continua após a foto

Show teve clássicos, participações especiais e ode à finitude

Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

O show navega por toda a carreira de mais de 60 anos e 43 discos lançados de Milton Nascimento, com clássicos como “Cais”, “Tudo Que Você Podia Ser”, “Canção da América”, “Maria, Maria” e “Travessia”.

Com uma banda impecável, Bituca conta com o auxílio luxuoso de Simone e Zé Ibarra nos vocais. Mas se engana quem pensa que ele pouco canta: além de ainda demonstrar potência na voz, Milton também toca acordeon e interage com a plateia o tempo todo.

Foram 27 canções em pouco mais de duas horas de show, mas teria sido igualmente emocionante se Milton ficasse parado no palco, em silêncio. O tema central de toda a experiência é um só: a finitude da vida, e como ela pode ser leve e bela.

A Última Sessão de Música acertou em cheio ao celebrar não apenas o legado artístico, mas a vida de um homem que dedicou seu tempo na Terra a embelezá-la de poesia, e continua fazendo isso aos 80 anos de idade. Viva, Milton!

Confira o setlist, vídeos e fotos de Milton Nascimento em São Paulo

A turnê de despedida de Milton Nascimento ainda terá mais duas datas em São Paulo, dias 3 e 4 novembro, e uma última em Belo Horizonte, no estádio Mineirão, dia 13. Todos os ingressos estão esgotados.

Confira abaixo o setlist da noite especialíssima que o TMDQA! acompanhou, além de vídeos e fotos de Bituca em São Paulo, na última terça-feira.

LEIA TAMBÉM: Ludmilla e Djonga cantam Milton Nascimento em homenagem aos 80 anos da lenda; ouça

 

Setlist de Milton Nascimento no Espaço Unimed, São Paulo – 1/10/2022

1. Ponta de Areia
2. Canção do Sal
3. Morro Velho
4. Outubro
5. Vera Cruz
6. Pai Grande
7. Para Lennon e McCartney
8. Cais
9. Tudo Que Você Podia Ser
10. San Vicente
11. Clube da Esquina Nº 2
12. Lília
13. Nada Será Como Antes
14. A Última Sessão de Música
15. Fé Cega, Faca Amolada / Paula e Bebeto
16. Volver a Los 17
17. Calix Bento / Peixinhos do Mar / Cuitelinho
18. O Cio da Terra
19. Canção da América
20. Caçador de Mim
21. Nos Bailes da Vida
22. Tema de Tostão / Fazenda
23. Bola de Meia, Bola de Gude
24. Maria, Maria

Bis:
25. Coração de Estudante
26. Encontros e Despedidas
27. Travessia

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!