Roger Waters em Curitiba
Foto por Aline Krupkoski

Se você tem algum conhecimento técnico de música, deve saber que boa parte das canções de sucesso na história são feitas no compasso 4/4, ou seja, têm um ritmo que se encaixa perfeitamente quando você conta “um, dois, três, quatro”.

Poupando os leitores de uma definição mais elaborada e provavelmente não tão esclarecedora do que é um compasso 4/4 — ainda mais porque, se você clicou nesta matéria, muito provavelmente já sabe isso —, não há uma resposta objetiva para entendermos o motivo dessa popularidade, mas o site Professional Composers explicita três itens que contribuem para isso.

Basicamente, os motivos principais são o fato da “música soar mais natural quando o compasso é divisível por 2, por termos dois pés e portanto naturalmente contarmos de dois em dois”. Ao mesmo tempo, o fato da contagem “um, dois, um, dois” ajuda a entender por que o 4/4 é mais popular do que o 2/2, ainda que sejam matematicamente equivalentes.

O terceiro fator principal é uma explicação que, de certa forma, usa a física: toda ação tem uma reação e, na música, é comum pensarmos na batida “pra cima” e “pra baixo”, o que faz com que o 4/4 também soe natural por proporcionar a subida e a queda de forma simples.

Músicas famosas que NÃO usam o compasso 4/4

São literalmente inúmeros exemplos de canções de sucesso que usam o compasso 4/4, mas e quando o contrário se torna verdade?

Não temos tantos exemplos assim, mas eles sem dúvida estão presentes e podem servir como um exercício legal para quem está tentando se aventurar por compassos mais complexos, bem como para demonstrar a técnica e complexidade por trás de alguns sucessos que podem ter passado despercebidos.

Confere com a gente a seguir e divirta-se nas contagens!

1MGMT – “Electric Feel” (6/4)

2Lalo Schifrin – “Tema de Missão Impossível” (5/4)

3The Stranglers – “Golden Brown” (13/8)

4Soundgarden – “Spoonman” (7/4)

5Radiohead – “Everything in Its Right Place” (10/8)

6System of a Down – “Question!” (6/8, 9/16 e 10/8)

7Biffy Clyro – “Mountains” (15/16)

8Björk – “Crystalline” (17/8)

9Rush – “Tom Sawyer” (7/8)

10Pink Floyd – “Money” (7/4)