Irmãs de Pau
Foto por Amália Agatha

Shambaralai” é o novo single das Irmãs de Pau. A canção, produzida pelo maranhense Brunoso, apresenta um som potente e dançante, repleto de beats e viradas inspirados na música eletrônica, no rap, no funk e no trap.

Todos esses elementos confluem numa mistura irresistível com a incorporação da letra e dos vocais afiados de Isma Almeida e Vita Pereira, cantoras e compositoras que compõem a dupla paulista.

O single recebeu um videoclipe dirigido por Mariana Borga e pelas próprias Irmãs de Pau. Além de continuar a evidenciar o funk, nessa nova produção audiovisual as artistas trazem ainda referências do vogue e da cultura ballroom.

A narrativa do clipe de “Shambaralai” ecoa a dominação das travestis num espaço que sempre foi visto como cis, hétero e masculino: o universo automotivo. Ao longo do vídeo, as Irmãs de Pau conquistam o poder sobre um desmanche de carros abandonados, invertendo a lógica de liderança daquele ambiente, reflete Isma:

Abordar a questão do machismo no cenário automotivo é também falar sobre algo que nos atinge, sonhamos em ser pilotas de carros e de nossas próprias vidas também. A música traz uma sensação de velocidade, acho que tudo se encaixou. O desmanche de carros traz a ideia de destruição desse cenário atual e a reconstrução de um outro, novo, em que exista mais participação feminina.

Essa ideia se estende inclusive para a equipe de gravação do clipe, composta majoritariamente por mulheres, desde o elenco, a direção, a direção de fotografia, a direção de arte e a operação de câmera.

Paolo Ravley

Paolo Ravley
Foto por Francisco JR

Paolo Ravley celebra seu álbum de estreia com a chegada de MUNDOS (Deluxe), versão estendida do disco lançado originalmente em 2021. A reedição conta com as 13 faixas originais, além do single “Carcará” e as inéditas “Clareia“, “Um Cheiro e Um Dengo” e “Selvagem“.

Esta última ganhou um videoclipe dirigido pelo próprio cantor, compositor e produtor musical maranhense. Segundo o artista, a canção é um chamado e uma chama para a humanidade rever o percurso traçado até aqui:

Realizei mais uma vez meu sonho de gravar em minha terra, com uma equipe local. O clipe foi gravado na cidade de Alcântara, um dos mais belos pontos turísticos do Maranhão. Algo místico me atraía a essa cidade e a seus velhos edifícios. Convidamos Dona Marlene, uma das caixeiras da festa do Divino Espírito Santo, para participar e ela nos deu a honra de aceitar o convite. Ela traz uma leveza, algo como a personificação de Gaia, a mãe, o início de tudo, a Terra. ‘Selvagem’ é um grito de socorro, ora pessoal, ora coletivo.

O álbum MUNDOS apresenta em sua sonoridade a fusão entre sintético e orgânico, apontando para uma comunhão entre a terra e as tecnologias. A produção musical é do próprio Paolo Ravley em parceria com Bruno Bona, da SoundDesign (SP). Na banda base, o músico contou com Ricardo Braga (percussionista), André “Dreg” Araújo (guitarras), Thiago Leal (baixo) e Ico dos Anjos (programação).

Assista abaixo ao clipe de “Selvagem” e ouça MUNDOS (Deluxe) na íntegra na sua plataforma de streaming favorita.

Patricia Marx & Wado

Patricia Marx
Foto por Biga Pessoa

A cantora e compositora paulista Patricia Marx e o premiado cantautor catarinense Wado se unem no single “Vozes Trans”. Esta é a primeira amostra de um álbum colaborativo dos artistas que será lançado pelo selo LAB 344.

Composição inédita de Wado com Vitor Peixoto, a novidade, como o título sugere, faz resistência em uma sociedade heteronormativa, patriarcal e machista. A favor das liberdades, dos direitos sociais e contra a precarização nas vidas de pessoas trans, a canção é uma homenagem a todas as vozes trans brasileiras.

A faixa tem produção assinada por Wado, com base gravada em Maceió por Vitor Peixoto (violão), Igor Peixoto (baixo), Rodrigo Sarmento (bateria) e Dinho Zampier (teclados). Patricia Marx registrou seus vocais em São Paulo, captados por Fabio Hataka. A mixagem e masterização é de Jair Donato.

Ao longo de sua carreira, Patricia Marx lançou 13 álbuns solo e já colaborou com nomes como Seu Jorge, Ed Motta, Tom Zé, Nelson Motta, Jair Oliveira e Marcos Valle. Já Wado tem 12 álbuns de estúdio. Entre seus parceiros, estão nomes como Chico César, Marcelo Camelo, Zeca Baleiro, MOMO e Mallu Magalhães. Essa nova parceria tem tudo para dar certo e vale a pena ficar de olho!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!