Michael Jackson em Gary, Indiana

Em 29 de Agosto de 1958 nascia na cidade de Gary, estado do Indiana, nos EUA, um rapaz chamado Michael Joseph Jackson. É claro que estamos falando do Rei do Pop, um artista que viria a ser consagrado — e polemizado — por décadas e que deve seguir assim por tempo indefinido, mesmo após sua morte em 2009.

Na ocasião de seu nascimento, Michael era apenas mais um dos milhares de cidadãos de Gary, uma cidade localizada próxima do Lago Michigan e a apenas cerca de 40km de Chicago, uma das maiores metrópoles dos EUA. Naquele ano, Gary era uma cidade importantíssima por ser uma das maiores produtoras de aço do país.

Aliás, a região conta com o maior complexo de produção de aço de todo os EUA, e o local era um símbolo do avanço industrial. No entanto, desde poucos anos após o nascimento de Michael, a queda tem sido brusca: desde 1960, Gary já perdeu mais de 60% de sua população.

Gary, Indiana: a “cidade fantasma” onde nasceu Michael Jackson

A primeira grande debandada se deu por conta das medidas contra o racismo, que fizeram Gary se tornar um lugar bastante diverso — a própria chegada da família Jackson prova isso, afinal de contas — e abriram caminho para o chamado white flight, fenômeno que ocorreu quando pessoas brancas saíram de cidades devido à forte presença de pessoas negras.

Joseph e Katherine Jackson, os pais de Michael, foram para o local em Janeiro de 1950. Eles saíram de East Chicago, também no estado de Indiana, e se mudaram para uma casa de dois quartos na 2300 Jackson Street, onde nasceram todos os filhos do casal, incluindo Michael e até mesmo a irmã mais nova, Janet Jackson, que chegou ao mundo em 1966.

Devido a essa debandada dos brancos, Gary passou a ter, por um tempo, a maior população negra de uma cidade dos EUA. Não coincidentemente, foi pouco a pouco ficando cada vez mais abandonada pelas autoridades norte-americanas, que também passaram a se desinteressar pela indústria do aço.

Isso porque os trabalhos desse ramo foram se perdendo com o tempo, sendo substituídos por importações e outros métodos mais eficientes. Com isso, Gary — que outrora competia com Pittsburgh pelo título de “cidade do aço” — foi se transformando em uma “cidade fantasma”.

Mau cheiro, casas abandonadas e cenário pós-apocalíptico

Hoje em dia, Gary tem cerca de 70 mil habitantes. O número não é tão baixo assim, mas basta ver alguns vídeos no YouTube — como o que está disponível ao final da matéria — para entender de onde veio a fama de “cidade fantasma”.

As ruas vazias são um registro do decaimento urbano e do declínio industrial que hoje marcam a cidade, e até mesmo seu turismo. Salvo pela exceção dos que decidem visitá-la para ver a casa da família Jackson, grande parte dos visitantes de Gary estão lá pela curiosidade mórbida.

Relatos em redes sociais dizem que visitar Gary é como conhecer o que seria um mundo pós-apocalíptico. Um usuário do Reddit, por exemplo, explica que tem família na cidade e conta como é uma visita ao local:

Para falar a verdade, não é [tão ruim assim]. Não é como se houvesse pessoas se escondendo para uma emboscada. […] O problema com Gary hoje em dia é a pobreza. Há poucas opções de trabalho boas e muitos ali não conseguem bancar uma mudança. Isso faz com que surja um sentimento generalizado de desespero em Gary. Você consegue sentir ali. Isso leva ao crime. As pessoas não conseguem ter o que querem, então recorrem a tomar [essas coisas] ou escapar da realidade com as drogas. Quanto mais tempo você ficar lá, mais você tem chances de entrar em contato com esse elemento. […] Se você quiser vir para Gary para fazer algum tipo de ‘turismo da miséria’ ou ‘safari urbano’, não faça isso. Seja respeitoso e cuidadoso.

No YouTube, outros comentários fazem eco a esse posicionamento. Apesar dos relatos de um mau cheiro característico, que supostamente marca presença até mesmo quando alguém passa de carro pela cidade, há diversos elogios às pessoas e ao sentimento geral de união entre os moradores.

“A cidade só precisa de amor”, resume um usuário da plataforma que supostamente trabalha em Gary. Ainda assim, é um triste fim para uma cidade que chegou até mesmo a inspirar uma música do The Jacksons, “2300 Jackson Street”.

Você pode conferi-la abaixo, logo depois do vídeo mostrando o tour pela cidade.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!