The Callisto Protocol
Crédito: reprodução

O jogo de terror e ficção científica The Callisto Protocol teve seu lançamento cancelado no Japão depois que a desenvolvedora Striking Distance Studios não conseguiu chegar a um acordo com o órgão de classificação etária de videogames do país.

A notícia foi divulgada em um comunicado postado no Twitter na conta japonesa do jogo, uma espécie de sequência espiritual para o aclamado Dead Space (via Polygon):

‘The Callisto Protocol’ decidiu interromper o lançamento da versão japonesa. A partir de agora, a classificação CERO não pode ser aprovada. Decidimos que não poderíamos mais fornecer a experiência de que você precisa. Esperamos que todos no Japão entendam. Se você já fez a pré-encomenda, nós o reembolsaremos.

A Striking Distance não foi capaz ou não quis fazer qualquer alteração no jogo que pudesse driblar a censura e liberar o lançamento do título no Japão. A classificação “Z”, a maior do CERO, limita as vendas para jogadores com 18 anos ou mais.

Chato!

Cancelamento de The Callisto Protocol

Embora a empresa não tenha comentado as razões pelas quais The Callisto Protocol não obteve uma classificação, os motivos provavelmente estão relacionados ao conteúdo violento do jogo. O CERO, inclusive, é conhecido por adotar uma linha rígida com relação aos gráficos de sangue que considera permitidos.

The Last of Us Part 2, por exemplo, teve todos os desmembramentos removidos para sua estreia no Japão em 2020, bem como uma cena de sexo editada para obter sua classificação “Z”.

The Callisto Protocol será lançado em 2 de Dezembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Windows PC, Xbox One e Xbox Series X em outros países.

LEIA TAMBÉM: Believe! Ted Lasso e AFC Richmond estão confirmados no jogo FIFA 23

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!