Mark Zuckerberg fala sobre NFTs no Instagram
Foto de Mark Zuckerberg via Shutterstock

Depois que Mark Zuckerberg disse que não desistiria do Metaverso, o valor das ações da Meta despencou e caiu quase 25%, descendo para a marca simbólica de US$100 nas negociações pré-mercado na manhã desta quinta-feira (27).

A rápida queda está relacionada ao receio que investidores vêm sentindo após a fala de Zuckerberg em uma teleconferência e também aos resultados mais recentes da Meta, mostrando desempenhos fracos em seus vários aplicativos, incluindo Facebook e Instagram.

No encontro de negócios, Mark falou (via The Independent):

Olha, eu entendo que muitas pessoas podem discordar desse investimento, mas pelo que posso dizer, acho que isso será uma coisa muito importante. As pessoas vão olhar para trás daqui a uma década e falar sobre a importância do trabalho que está sendo feito aqui.

Será?

Mark Zuckerberg aposta na realidade aumentada e virtual

Zuckerberg esclareceu que acredita que o futuro da empresa está na realidade aumentada e virtual, com futuras redes sociais envolvendo comunicação em espaços digitais sob uso de fones de ouvido. Inclusive, o empresário investiu bilhões de dólares por ano no desenvolvimento de hardware para entrar na cabeça das pessoas.

No entanto, esses esforços foram amplamente ridicularizados e Zuckerberg foi criticado pela natureza “morta” e de baixa qualidade de seu avatar metaverso. Embora Mark tenha renomeado a empresa como “Meta” em vez de Facebook, na tentativa de se concentrar no metaverso, o mesmo ainda não existe de forma significativa.

Ben Barringer, analista de pesquisa de ações da Quilter Cheviot, opinou:

Os últimos resultados da Meta pintam uma imagem de uma empresa onde nem tudo está bem. Apesar das expectativas mais baixas depois que o Google e o SNAP mostraram fraqueza no mercado de publicidade digital, a Meta conseguiu perder as estimativas e, como tal, as ações estão sofrendo – queda de 19% nas negociações após o expediente.

O número mostrou fraqueza contínua de preços e um guia mais fraco do que o esperado para o quarto trimestre. Tudo isso ocorre em um cenário de fraco crescimento econômico global, concorrência do TikTok e BeReal por globos oculares e concorrência da Netflix e Disney+ por anunciantes, preocupações com a lucratividade e o ROI (retorno do investimento) do metaverso e a ameaça sempre presente de regulação. As perspectivas para a Meta como resultado permanecem muito incertas.

Que cenário desfavorável…

LEIA TAMBÉM: Casimiro bate recorde da internet brasileira após declarar apoio a Lula e detonar fake news

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!