Pai jogando videogames com filho
Foto Stock via Shutterstock

A cada dia, temos mais evidências de algo que antes era considerado um tabu: um estudo realizado pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, com quase 2 mil crianças, mostrou que os videogames podem ajudar no desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

A pesquisa publicada na revista Jama Network Open analisou dados do Estudo de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente, de crianças com idades entre 9 e 10 anos.

Aquelas que jogam videogame diariamente, por três horas ou mais, demonstraram maior capacidade de controlar o comportamento impulsivo e memorizar informações. Elas também registraram maior atividade cerebral em regiões do cérebro associadas à atenção.

O professor responsável pelo estudo, Bader Chaarani, ressaltou que as descobertas não significam que as crianças devem jogar por tempo ilimitado mas, ao mesmo tempo, os games não precisam mais ser uma preocupação de saúde por parte dos pais:

Embora não possamos dizer se jogar videogames regularmente causa desempenho neurocognitivo superior, é uma descoberta encorajadora e devemos continuar a investigar nessas crianças, à medida que passam para a adolescência e a idade adulta jovem.

Justíssimo, né?

Resultados variam de acordo com o tipo de videogame

Os pesquisadores da Universidade de Vermont destacaram que os resultados dependem das atividades específicas de cada tipo de game, entre títulos de ação-aventura, quebra-cabeças, esportes ou jogos de tiro.

Bader Chaarani afirmou ainda que esse tipo de estudo é crucial para entender os impactos positivos e negativos dos jogos, num momento que a tecnologia está evoluindo para videogames de realidade virtual.

LEIA TAMBÉM: 6 jogos incríveis que mudaram a forma como nos relacionamos com os videogames

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!