Hayley Williams Paramore discurso
Reprodução/YouTube

Como te mostramos por aqui, o Paramore fez um show histórico no festival When We Were Young, no último domingo. Além de tocar uma música queridinha dos fãs pela primeira vez ao vivo, Hayley Williams fez um discurso incrível sobre a história do Punk.

Primeiro, a vocalista comentou o cancelamento do primeiro dia de evento, que deveria ter acontecido no sábado, por causa do risco de ventos fortes. Hayley elogiou a decisão dos organizadores:

Eu sei que este fim de semana teve um começo difícil, e sei que não foi uma decisão particularmente popular para todos, mas eu quero dizer que significa muito que o festival esteja cuidando de toda a nossa segurança.

Hayley lembrou que Emo trouxe diversidade ao Punk

Ao justificar sua opinião, Hayley Williams deu uma verdadeira aula sobre a história do Punk, lembrando que o Emo surgiu exatamente para incluir mais segurança e diversidade no gênero:

Esta noite nós estamos celebrando o Emo. É um gênero composto de muitos gêneros diferentes, e eu vou poupar você da aula de história… não, eu não vou. Tudo começou em meados dos anos 80, quando alguns caras decidiram que o Punk deveria dar mais espaço para pessoas alternativas. E começou muito bem; você tinha o Minor Threat, o Fugazi, o movimento Revolution Summer. Mas nos perdemos ao longo do caminho. No início dos anos 2000, quando o Paramore entrou na cena, ela não era sempre segura para mulheres jovens, negros, pessoas queer.

A vocalista do Paramore disse considerar que a cena do Punk é muito mais acolhedora e inclusiva hoje, após quase 20 anos de carreira de sua banda:

Agora já estamos aí faz quase 20 anos, e eu já cansei de ouvir das pessoas – especialmente homens mais velhos – o que o Punk deve ser e o que não deve ser. Hoje mesmo eu vi um cara bizarro na internet dizendo que o Punk deve ser anti-sistema. Bem, é mesmo, e eu não consigo pensar em nada mais anti-sistema do que uma mulher jovem, um negro, uma pessoa queer. Então eu quero dizer pra você que integra um desses grupos: existe espaço pra você aqui agora. E nós vamos continuar fazendo tudo que pudermos pra que a cena seja segura pra todos, porque não é legal se sentir um intruso, não é legal ouvir ofensas.

Assista ao discurso de Hayley Williams

Você pode assistir logo abaixo ao momento em que Hayley fez o discurso sobre inclusão no Punk. Vale lembrar que o Paramore virá ao Brasil em 2023 para um show no Rio de Janeiro, dia 9 de março, e outro em São Paulo, no dia 11.

LEIA TAMBÉM: Paramore se pronuncia após homem ser acusado de agredir várias mulheres durante show

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!