Giovanna Moraes
Foto por Ariel Jaeger

Expondo seu lado visceral, a cantora e compositora Giovanna Moraes lança seu novo álbum, Para Tomar Coragem. O disco é fruto de uma parceria profunda entre a artista e o produtor e arranjador Thommy Tannus, que uniram suas referências e visões.

Com deliciosos riffs de guitarra e muita intensidade na interpretação, Para Tomar Coragem é um convite sincero, quase como um manifesto, pensado para o agir no agora. Segundo Giovanna Moraes, o título do trabalho é um auto lembrete para ter “coragem de ser a pessoa que sempre existiu dentro de mim, mas que foi silenciada por muitos anos pelas vozes internalizadas de uma sociedade ultrapassada“:

[…] Espero que, no final de cada play, eu consiga inspirar, sobretudo mulheres e pessoas que são diariamente oprimidas, a encontrarem sua voz e dar aquele primeiro passo para construir um amanhã mais plural.

Dazaranha

Dazaranha
Foto por Toia de Oliveira

Banda renomada no circuito cultural catarinense, Dazaranha está celebrando três décadas de carreira com o álbum Dazaranha 30 Anos. O disco marca o primeiro de estúdio do grupo de reggae rock com a gravadora Midas Music, encabeçada por Rick Bonadio.

Moriel Costa (voz e guitarra), Chico Martins (voz e guitarra), Fernando Sulzbacher (violino), Adauto Charnesky (baixo), Gerry Costa (percussão), JC Basañez (bateria) e Dinho Stormowski (guitarra), por mais tarimbados que sejam, estão encarando essa nova etapa com a mesma motivação de alguém que está só começando.

A direção atenta de Bonadio, juntamente com a produção de Rodrigo Castanho e Júnior Lanne, conseguiu evocar no estúdio a mesma aura mágica que cerca o Dazaranha ao vivo. O registro é composto por 10 faixas — incluindo “Deixa Acontecer“, com Vitor Kley, e o single “Saiu da Vida Torta” — e mantém a energia lá no alto do início ao fim.

IO Y TE

IO Y TE
Foto por por Juan Cifuentes

O duo carioca IO Y TE, composto por Tainá Medina e Christian Dias, lança o seu novo single “Revés“. A novidade é um samba elétrico de alta voltagem, com longas e viajantes introduções, guitarras distorcidas, num som repleto de misturas imprevisíveis.

Tainá conta que escreveu a canção como uma oração para uma mulher que deseja transcender seus traumas e ocupar sua maior potência. O ápice de “Revés” — segundo aperitivo do EP de estreia do casal — se dá pela libertação de alguém que não será mais prisioneira de amores tóxicos:

É uma música muito íntima, que escrevi para a minha mãe, pois queria ter uma oração para acalmar o coração dela. Vejo muitas mulheres mais velhas, mães, em situações de muita solidão. Abdicam de certos caminhos em prol de seus filhos e depois enfrentam cenários de abandono e dependência. Queria criar uma canção para que ela lembrasse que ela é muito maior do que se vê nos momentos de desespero e acho que, escrevendo pra ela, também escrevi para mim — para não nos deixarmos envolver pelas situações que nos diminuem. Somos muito maiores.

Casa Civil

Casa Civil
Arte por JD Design

O power trio Casa Civil faz sua estreia com o single “É Gol“, primeira amostra do álbum Deserto, previsto ainda para 2022. Segundo o vocalista e guitarrista Bruno Santana, a canção levanta importantes reflexões políticas e sociais sobre o ano em que estamos vivendo:

Acredito ser uma ‘coincidência’ recorrente, as eleições brasileiras acontecerem em ano de Copa do Mundo. Isso cria uma cortina de fumaça que é gerada por nossa maior paixão, num momento em que decisões políticas importantes precisam ser tomadas. Enquanto as mazelas e erros seguem persistentes, um amor inebriante culmina com o grito de ‘Gollll’! Uma catarse coletiva que parece se sobrepor a todas as dificuldades e retrocessos.

A faixa foi gravado no estúdio Daybreak, em Brasília, aos comandos de Philippe Seabra. “É Gol” conta com a participação de Paulo Veríssimo (Distintos Filhos) nas guitarras, Fred Ribeiro no baixo e Marcelo Capucci (Plebe Rude) na bateria. O single ganhou ainda um lyric video dirigido por Vinicius Demadai e Bruno Ferrari.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!