Artistas solo que entraram em bandas

A gente já viu e ouviu inúmeras vezes aquela história de um artista que resolve deixar uma banda para seguir carreira solo. Mas e o caminho inverso? É bem difícil pensar em exemplos de artistas bem-sucedidos com suas carreiras solos que resolveram entrar em bandas.

Isso não significa que seja impossível. Há diversos exemplos (e vamos te provar isso logo mais!) de situações desse tipo, ainda que na grande maioria dos casos as bandas em questão não tenham tido o mesmo sucesso que as carreiras solo, uma vez que esses artistas já eram bastante consagrados.

Ainda assim, uma ótima forma de achar esse exemplos é procurar pelos supergrupos, que muitas vezes surgem a partir de uma necessidade de artistas solo de explorar novas direções artísticas. Com isso em mente e resgatando outras memórias, resolvemos montar uma lista com 15 exemplos desse tipo e você confere a seguir.

Não deixe de comentar no nosso Instagram e Twitter se esquecemos de alguém que não poderia faltar nessa lista!

15 artistas solo consagrados que entraram em bandas

10Bruno Mars e Anderson .Paak (Silk Sonic)


Silk Sonic no AMA 2021

Reprodução / Twitter

Exemplo mais recente dessa lista, o Silk Sonic é uma prova de que é possível fazer tanto sucesso em uma banda quanto com um projeto solo.

Ideia de Bruno Mars Anderson .Paak, dois artistas já consagrados em suas carreiras, a banda lançou o ótimo disco An Evening with Silk Sonic em 2021 e conquistou hits nas rádios, como “Leave the Door Open” e “Skate”. Deu certo demais!

9P!nk (You+Me)


Pink e Dallas Green no You + Me

Talvez uma das colaborações mais improváveis (e talvez não exatamente uma banda), o You+Me surgiu a partir de uma parceria diferente feita entre a famosa cantora P!nk Dallas Green, que ganhou fama inicialmente com o Alexisonfire e depois com o City and Colour.

Depois que Dallas abriu alguns dos shows solo de P!nk, a química entre os dois fluiu tão bem que o disco de estreia (e único até hoje), Rose Ave., ficou pronto em uma semana. É uma pedida e tanto para quem curte Folk e Green já avisou que tem um disco todo praticamente pronto para o projeto. Quem sabe ele surge novamente em breve?

 

8Eminem (D12)


D12 com Eminem

Os grupos de Rap eram uma grande sensação nos anos 90, e acabaram eventualmente dando espaço a mais artistas solo. Mas uma situação curiosa foi vivida por Eminem, que tocava em paralelo a sua carreira e a do D12, e acabou usando o sucesso de seu trabalho sozinho para impulsionar a banda.

Para entender a linha do tempo: Em estava ativo na cena local desde 1998, mas só lançou seu primeiro disco em 1996. Foi nesse mesmo ano que o D12 foi formado, mas o disco de estreia Devil’s Night chegou só em 2001, depois que Eminem já havia divulgado os aclamados The Slim Shady LP (1999) e The Marshall Mathers LP (2000).

7Diplo (Major Lazer)


Major Lazer

Talvez banda não seja a melhor definição aqui, mas o fato é que Diplo resolveu não uma, mas duas vezes entrar em projetos com outras pessoas depois de já ter bastante sucesso solo. Um dos exemplos é o Major Lazer, que hoje é composto por ele ao lado dos DJs Walshy Fire Ape Drums e ficou responsável por sucessos como “Lean On” e até “Sua Cara”, com as brasileiras Anitta Pabllo Vittar.

Vale destacar ainda que o cara chegou a formar o duo Jack Ü com Skrillex, mas a parceria se desfez e, hoje, até mesmo os hits do grupo como “Where Are Ü Now” estão assinados com o nome Skrillex & Diplo.

 

6Bob Dylan (Traveling Wilburys)


Traveling Wilburys

Possivelmente o maior supergrupo da história, o Traveling Wilburys representou a primeira vez que Bob Dylan se encaixou em uma banda. Não à toa, ele estava rodeado de gigantes: George HarrisonJeff LynneRoy Orbison Tom Petty fechavam a escalação do grupo.

Formada em 1988, a banda durou pouco mas conseguiu ser bastante aclamada, ainda que seja virtualmente impossível fazer jus à expectativa que foi criada ao juntarem tantos nomes incríveis.

5John Mayer (Dead & Company)


John Mayer com o Dead and Co.

Depois de ouvir por acaso a música “Althea” em uma rádio, John Mayer se apaixonou pelo Grateful Dead e agarrou a oportunidade que surgiu em 2015 de entrar em uma turnê com os membros remanescentes Bob WeirBill KreutzmannMickey Hart sob o nome Dead & Company.

Fazendo a função de Jerry Garcia, Mayer recebeu críticas inicialmente mas, assim que as turnês começaram a rolar, suas performances passaram a ser bastante elogiadas. Tanto é que há a possibilidade de um disco surgir no futuro. Já pensou?

4David Bowie (Tin Machine)


David Bowie com o Tin Machine

David Bowie sempre foi um inovador e gostava de pensar fora da caixinha. Sendo assim, não é surpresa que em um dado momento, lá em 1988, ele tenha tido a ideia de formar uma banda. Foi aí que surgiu o Tin Machine, que uniu músicos já conhecidos de Bowie em um novo formato.

A iniciativa durou pouco, chegando ao fim em 1992 depois de dois álbuns de estúdio e um ao vivo. Ainda assim, David chegou a dizer que esse projeto foi responsável por revitalizar sua carreira e fazê-lo se reencontrar com alguns dos estilos de música que ele mais gostava, resultando em uma sonoridade bem mais Rock do que a maior parte da carreira do saudoso músico.

3Joss Stone e Damian Marley (SuperHeavy)

Com o Rock and Roll como base mas com fortes toques de Soul, Reggae e música eletrônica, o SuperHeavy teve apenas um disco em 2011 mas serviu para Joss StoneDamian Marley terem a experiência de estar em uma banda.

Junto com os dois artistas solo estiveram outros gigantes da música: Mick Jagger (The Rolling Stones), Dave Stewart (Eurythmics) e A. R. Rahman. Apesar disso, o grupo não teve lá uma ótima recepção e recebeu várias críticas negativas quando lançou seu álbum.

2Joe Satriani (Chickenfoot)


Chickenfoot

Talvez um dos supergrupos mais interessantes da história, o Chickenfoot foi a experiência mais bem-sucedida de Joe Satriani com uma banda. O guitarrista formou o quarteto em 2008 ao lado de Sammy Hagar Michael Anthony (ambos do Van Halen), além de Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers.

Foram dois álbuns lançados e o primeiro foi um grande sucesso, mas o segundo não conseguiu corresponder e levou ao fim da iniciativa. Vale destacar que Satriani já teve outras várias bandas, mas nunca com tanto destaque quanto esta.

1Johnny Cash, Waylon Jennings, Willie Nelson e Kris Kristofferson (The Highwaymen)


The Highwaymen

Fechamos a lista com um quarteto de grandes artistas solo do Country que montou um supergrupo importantíssimo. Trata-se do The Highwaymen, que juntou Johnny CashWaylon JenningsWillie Nelson Kris Kristofferson.

O projeto durou 10 anos e rendeu três discos de estúdio, além do famoso single “Highwayman”.