Matthew Perry (Graham Norton Show)
Foto: YouTube

A gente já te contou aqui algumas vezes sobre a batalha de Matthew Perry, o eterno Chandler Bing, de Friends, para se manter sóbrio.

A luta é tão árdua que o ator, nas páginas iniciais de seu novo livro de memórias, Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, descreveu uma experiência de quase morte e deu mais detalhes do caso em entrevista à People.

Na ocasião, em 2018, aos 49 anos, Perry chegou próximo de perder sua vida por causa de substâncias que ingeriu de modo descontrolado (via Consequence):

Eu queria compartilhar quando eu estivesse a salvo de entrar nesse lado sombrio de tudo novamente. Eu tive que esperar até estar bem sóbrio – e longe da doença ativa do alcoolismo e do vício – para escrever tudo. E o principal era que eu tinha certeza de que isso ajudaria as pessoas.

Como a revista apontou, apesar de ter anunciado que sofria de uma perfuração gastrointestinal, na realidade, Matthew viu seu cólon explodir devido ao uso excessivo de opióides. Segundo a reportagem, ele passou duas semanas em coma, cinco meses no hospital e nove meses usando uma bolsa de colostomia como resultado.

Perry lembrou que, quando foi admitido no hospital, os médicos disseram a sua família que o ator tinha apenas 2% de chance de sobreviver:

Fui colocado em uma coisa chamada máquina ECMO, que faz toda a respiração do coração e dos pulmões. E isso é o que chamamos de jogar na mão de Deus. Ninguém sobrevive a isso.

A gente fica feliz por ele ter sobrevivido! Friends, Lovers and the Big Terrible Thing chegará às livrarias em 1º de Novembro.

Vícios de Matthew Perry

O alcoolismo de Perry começou na época em que Friends estreou, em 1994, quando ele tinha apenas 24 anos.

Hoje aos 53 e completamente sóbrio, Matthew disse que seus colegas de elenco estavam “compreendendo” sua situação e afirmou que sua aparência drasticamente alterada ao longo dos anos começou a ameaçar sua carreira.

Segundo ele, tudo começou a mudar já na reta final de Friends:

A 9ª temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinhe em qual temporada fui indicado para melhor ator?

Ainda em depoimento à People, Perry admitiu ter tido várias recaídas ao longo dos anos, o que o levou para a reabilitação por 15 vezes:

Meu terapeuta disse: ‘Na próxima vez que você pensar em tomar Oxycontin, pense em ter uma bolsa de colostomia para o resto da vida’. E uma pequena janela se abriu e eu rastejei por ela e não quero mais Oxycontin.

Que vitória!

LEIA TAMBÉM: Lisa Kudrow explica por que criadores de Friends não poderiam ter incluído personagens negros

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!