BTS
Cortesia do YouTube

Uma notícia que pode balançar os fãs do BTS foi confirmada nesta segunda-feira (17).

Os integrantes do aclamado grupo de K-Pop vão cumprir serviço militar na Coreia do Sul e, por isso, a banda não vai conseguir se apresentar com sua formação completa de sete membros até 2025.

Jin, o mais velho do grupo, completa 30 anos em Dezembro e será o primeiro membro a ser alistado nas forças armadas. Seu trabalho solo está previsto para ser lançado nas próximas semanas.

A gravadora do BTS, BigHit Music, uma subsidiária da HYBE, anunciou a informação através de suas redes sociais e confirmou que tanto Jin como RM, J-Hope, Suga, Jimin, V e Jungkook vão se ausentar do grupo, mas o tempo pode variar de acordo com cada membro.

A empresa explicou no comunicado quais serão os próximos passos dos integrantes da banda:

Jin iniciará o processo assim que sua agenda para seu lançamento solo for concluída no final de outubro. Ele então seguirá o procedimento de alistamento do governo coreano. Outros membros do grupo planejam cumprir o serviço militar com base em seus próprios planos individuais.

A gravadora ainda indicou que o grupo irá se reunir novamente por volta de 2025, quando as obrigações dos artistas forem finalizadas.

Hiato do BTS

Como falamos anteriormente por aqui, alguns fãs do BTS já desconfiavam que o anúncio feito pela banda em Junho sobre um hiato estivesse relacionado ao alistamento militar na Coreia do Sul.

Todos os cidadãos sul-coreanos do sexo masculino aptos devem servir nas forças armadas por pelo menos 18 meses, embora o tempo de serviço possa variar. O alistamento começa no ano em que completam 18 anos, mas os homens podem adiá-lo até os 28 anos, e até os 30 se tiverem recomendação do Ministro da Cultura.

O serviço obrigatório para o grupo, bem como para outros astros pop coreanos em geral, deixou o país dividido nos últimos anos por conta do crescimento do K-Pop.

Enquanto muitos, incluindo alguns legisladores, apontam que a contribuição dos músicos para o reconhecimento global do país deveria justificar a isenção do serviço militar, outros, que incluem o Ministério da Defesa, defendem a permanência da medida.

BTS fez show gratuito em Busan, na Coreia do Sul

No último sábado (15), o BTS apresentou 19 canções em um show gratuito em Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul. O evento aconteceu para incentivar a candidatura da cidade para recepcionar a Expo Mundial de 2030.

Por lá, Jin deu pistas de seu projeto solo pela primeira vez e disse que em breve o trabalho deve ser lançado. Vale lembrar que, em Julho, J-Hope foi o primeiro a lançar um material solo com o álbum Jack in the Box, que trazia os singles “MORE” e “Arson”.

Leia abaixo a declaração completa da gravadora do BTS sobre a pausa da banda.

A BIGHIT MUSIC tem o orgulho de anunciar hoje que os membros do BTS estão avançando com planos para cumprir o serviço militar. Após o show fenomenal para apoiar a candidatura de Busan para a World Expo 2030, e à medida que cada indivíduo embarca em iniciativas solo, é o momento perfeito e os membros do BTS estão honrados em servir.

Desde a criação do BTS há mais de dez anos, a banda alcançou o sucesso internacional, quebrou recordes e catapultou o K-Pop para a estratosfera global. A BIGHIT MUSIC concentrou-se no momento marcante em que seria possível respeitar as necessidades do país e que esses jovens saudáveis ​​servissem com seus conterrâneos, e isso é agora. O membro do grupo Jin iniciará o processo assim que sua agenda para seu lançamento solo for concluída no final de outubro.

Ele então seguirá o procedimento de alistamento do governo coreano. Outros membros do grupo planejam cumprir o serviço militar com base em seus próprios planos individuais. Tanto a empresa quanto os membros do BTS estão ansiosos para se reunir novamente como um grupo por volta de 2025, seguindo seu compromisso de serviço.

O lançamento de seu primeiro álbum de antologia no início deste ano abriu o caminho para permitir que os membros levassem algum tempo para explorar projetos individuais. Como parte da família HYBE, apoiamos e encorajamos nossos artistas e estamos orgulhosos de que agora cada um deles terá tempo para explorar seus interesses únicos e cumprir seu dever, servindo ao país que chamam de lar.

‘Yet To Come (The Most Beautiful Moment)’ é mais do que uma faixa de seu último álbum, é uma promessa, há muito mais por vir nos próximos anos do BTS.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!