Arctic Monkeys e Lô Borges

Tranquility Base Hotel & Casino foi uma virada importante para o Arctic Monkeys, que deixou as guitarras de lado para compor canções mais complexas com o piano como base. E você sabia que um músico brasileiro foi uma das influências para essa sonoridade?

Em entrevista ao Jornal da Globo em 2018, Alex Turner revelou que descobriu o clássico “disco do tênis”, de Lô Borges, exatamente quando estava buscando inspirações para o sexto álbum da banda britânica.

O disco de 1972, que oficialmente se chama Lô Borges, é o primeiro trabalho solo do cantor mineiro e veio no mesmo ano em que ele gravou o seminal Clube da Esquina ao lado de Milton Nascimento.

O disco foi extremamente pioneiro para a época ao unir MPB, Jazz e Rock psicodélico e progressivo. A música “Aos Barões” foi citada especificamente por Alex como influência para a era Tranquility Base.

Na reportagem da TV Globo, o vocalista lembrou seu processo de composição:

Eu estava ouvindo tudo que me remetia ao som que eu queria fazer, e aí me apareceu o Lô Borges. Eu não sei exatamente de onde isso surgiu, mas foi o ‘disco do tênis’.

Assista ao vídeo dessa entrevista ao final da matéria ou clicando aqui!

Arctic Monkeys vai lançar novo disco nos próximos dias

No dia 21 de outubro, o Arctic Monkeys irá lançar seu sétimo álbum, chamado The Car. A banda já divulgou os singles “There’d Better Be a Mirrorball” e “Body Paint”, que têm uma sonoridade bem parecida com a do disco anterior.

Poucos dias depois, em 5 de novembro, o grupo será uma das atrações principais do festival Primavera Sound, em São Paulo. Os Monkeys também farão shows solo em Curitiba e no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Em 2014, Arctic Monkeys falava à Globo que estava “morrendo de medo” de tocar no Brasil

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!