a casa do dragao daemon targaryen
Foto: Reprodução/HBO

A série A Casa do Dragão (House of the Dragon) tem criado alguns momentos icônicos já na sua primeira temporada. Muitos deles ficam na conta dos dragões, é verdade, mas outros acontecem nos salões dos castelos, a partir de diálogos impactantes e atuações inspiradas dos seus atores.

Atenção! O texto contém spoilers da 1ª temporada de A Casa do Dragão.

Há uma cena fortíssima no episódio 8 desta temporada, por exemplo, quando o Rei Viserys entra na Sala do Trono para participar da reunião que discute o sucessor de Derivamarca (Driftmark).

A lenta e dolorosa caminhada até o Trono de Ferro é acompanhada pelo pesar de todos os presentes, que veem o estado de saúde frágil do rei. A coroa até cai da cabeça dele, e é aí que está o segredo da cena, como explica a diretora Geeta Patel à EW:

Primeiro, um soldado vem até Viserys (durante a caminhada), que o rechaça e diz ‘Não, não. Posso fazer isso sozinho’. Ele tem orgulho. Então, outra pessoa vem e ele pensa que é um guarda, mas é seu irmão (Daemon). Quando estávamos gravando, acho que no ensaio do primeiro dia, a coroa caiu da cabeça de Paddy (Considine) e Matt (Smith) pegou no chão e nós apenas continuamos. Não paramos. Houve uma descoberta ali naquele momento.

Nós três conversamos e eles disseram: ‘Nós sentimos isso. Isso pareceu o ponto de virada na nossa relação’. Era apenas um momento silencioso.

Patel se diz grata pela queda acidental da coroa, pois marcou uma virada importante na trajetória de Daemon Targaryen. No começo da temporada, ele queria ocupar a vaga de Viserys e usar a coroa que o pertencia. Agora, ele colocou essa coroa de volta no irmão mais velho e o ajudou a chegar ao trono.

Continua após a foto

a casa do dragao coroa
Foto: Reprodução/HBO

House of the Dragon tem sido marcada por bons momentos silenciosos como esse. As interações entre Aemond, Jacaerys e Lucerys quando crianças e as expressões da jovem Alicent no processo de conquistar o Rei Viserys são bons exemplos.

Apesar de depender do bom desempenho dos atores (e, ainda bem, isso tem acontecido), estes momentos economizam tempo de tela e mostram que nem tudo que está na cena precisa ser falado. É a execução do tal ditado: um olhar vale mais do que mil palavras.

A Casa do Dragão é uma produção da HBO e está disponível no HBO Max.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!