Billie Joe com o Green Day no iHeartRadio Festival 2019
Foto de Billie Joe Armstrong via Shutterstock

O dia 08 de Outubro de 2012 ficou marcado na carreira do Green Day, na vida pessoal de Billie Joe Armstrong e também na cabeça dos fãs do grupo californiano.

Foi nesse dia que a banda anunciou que estava cancelando a sua aparição no Voodoo Music Festival, de New Orleans, em uma decisão que ainda abraçaria outras datas de turnê, mesmo que a banda fosse headliner do evento e tivesse um disco novinho, ¡Uno!, para divulgar.

Acontece que a decisão de pisar no freio e parar toda a movimentada agenda da banda foi extremamente necessária para que o vocalista e guitarrista se reabilitasse, e a gente conta essa história por aqui.

Os vícios de Billie Joe Armstrong

Poucas semanas antes, o Green Day foi uma das atrações do iHeartRadio Music Festival e o show ficou conhecido pelos piores motivos.

Ao final do set, Billie Joe Armstrong viu um painel que dizia o tempo que a banda tinha no palco e surtou ao perceber que ele estava se esgotando.

Mesmo com a banda ao final do show, ele achou tudo aquilo um absurdo e não apenas detonou a sua guitarra em pedacinhos como fez um discurso criticando a organização do festival, afirmando que “não era a porra do Justin Bieber”.

No dia seguinte, a banda emitiu um comunicado pedindo desculpas à organização do festival e dizendo que sua apresentação não havia sido cortada, como o vocalista deu a entender.

Um bom tempo após o infame incidente, BJ passou a falar mais sobre seus vícios e disse que o principal problema era a mistura de álcool com remédios para ansiedade e insônia:

Eu estava no auge das pílulas naquele período, me medicando por conta própria pra caralho.

Pouco mais de uma semana antes do incidente no iHeartRadio, o Green Day tocou em Nova York e ele relembrou como foi o show:

Eu bebi quatro ou cinco cervejas antes de subir ao palco e depois bebi mais quatro ou cinco durante o show. Aí eu bebi todo meu peso corporal em outras formas de álcool depois disso. Fui parar, bêbado, na West Side Highway, jogado em um pequeno parque.

Após entender que tinha um grave problema, Armstrong se internou em uma clínica de reabilitação e o processo foi rápido. Já em Dezembro de 2012, o grupo que fez o melhor show do Rock In Rio 2022 avisou que estava voltando aos palcos em Março de 2013.

Naquele ano, a banda fez shows lendários como quando se apresentou no Reading Festival e tocou o clássico Dookie na íntegra no meio de um show de mais de duas horas de duração, como você pode ver no vídeo abaixo.

Que bom que tudo acabou bem e Billie Joe pôde trazer seu Green Day com Mike Dirnt, Tré Cool e toda trupe aos palcos brasileiros esse ano, né?

LEIA TAMBÉM: em 2012, Metallica substituía Green Day em festival por causa de reabilitação de Billie Joe

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!