Músicas mais felizes
Imagens: Reprodução

Em 2015, um neurologista holandês chamado Jacob Jolij elaborou uma fórmula para detectar as canções mais felizes já feitas na história da música. Ele chegou a uma lista de 10 faixas, que incluem clássicos como Queen, Bon Jovi e ABBA.

Tudo começou quando a marca britânica Alba, que fabricava gravadores e reprodutores de áudio, convidou o médico para descobrir o que fazia algumas canções serem mais estimulantes que outras.

Primeiro, o neurologista destacou o óbvio — gosto musical é algo subjetivo, e uma música feliz para você pode não agradar alguém em outro contexto social ou geográfico:

A apreciação da música é altamente pessoal e depende fortemente do contexto social e o círculo de convivência de cada pessoa. Por isso, a ideia de uma ‘fórmula do bem-estar’ é um pouco estranha.

Mas, depois, o Dr. Jacob Jolij fez um levantamento quantitativo, pedindo para que os participantes da pesquisa enviassem suas faixas preferidas de todos os tempos.

Músicas felizes têm ritmo rápido e tom maior

Feito isso, ele analisou as músicas em busca de padrões, e constatou que a maioria delas eram mais rápidas, entre 140 e 150 bpm, a harmonia estava em um tom maior e a temática das letras falava de eventos felizes ou situações cotidianas.

Então, o neurologista buscou alguns hits das últimas décadas, especialmente do Rock, Pop e da música tradicional, que mais tinham essas características. Ele chegou na lista que você pode conferir abaixo!

As 10 músicas mais felizes da história, segundo a ciência

10. Katrina & The Waves – “Walking on Sunshine”

9. Gloria Gaynor – “I Will Survive”

8. Bon Jovi – “Livin’ on a Prayer”

7. Cyndi Lauper – “Girls Just Wanna Have Fun”

6. The Monkees – “I’m a Believer”

5. Survivor – “Eye of the Tiger”

4. Billie Joel – “Uptown Girl”

3. The Beach Boys – “Good Vibrations”

2. ABBA – “Dancing Queen”

1. Queen – “Don’t Stop Me Now”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!