Falar em música brasileira é, há tempos, falar em pioneirismo. A nossa história, que tem nomes que vão desde a MPB até o Metal abrindo portas pelo mundo todo, é uma das mais ricas de todo o planeta e segue mostrando isso em gêneros cada vez mais inusitados, como o Lo-fi.

Apesar de não ser um gênero tradicionalmente nacional, a nova febre mundial também chegou forte por aqui e tem no selo Sleep Tales um de seus maiores representantes. Resgatando esse espírito pioneiro, a iniciativa do músico Daniel Sander, também conhecido como colours in the dark, acaba de lançar a primeira compilação Lo-fi do mundo que usa a tecnologia Dolby Atmos.

Pela primeira vez na história, esse tipo de música poderá ser consumido em um formato que traz o som de todas as direções — frente e trás, cima e baixo, direita e esquerda — como se estivesse em uma cápsula sonora. E, para melhorar ainda mais, tudo isso vem na forma da Rainy Nights, uma compilação que reúne o talento de 30 artistas de Lo-fi do mundo inteiro em 14 faixas, todas feitas em colaboração.

Continua após o vídeo

Sleep Tales e o Lo-fi imersivo

Pensando cada vez mais nessa imersão, Daniel revela que as músicas foram colocadas “numa ordem que sugere uma viagem, crescendo na intensidade da imersão ao longo dos minutos”. Ao TMDQA!, ele descreve o quanto a tecnologia Atmos faz diferença nesse processo:

O Lo-fi puro e simples não é uma experiência, mas como você usa o Lo-fi. O Lo-fi para dormir tem uma característica que acredito que seja onde entra essa revolução. Acredito ser o tipo de música que mais se beneficia do Atmos, disparado, por vários motivos. Primeiro, é uma música mais tranquila. E a ideia da música para dormir é fazer a pessoa ficar imersa naquela experiência. O Sleep Tales trata o Lo-Fi para dormir como uma música imersiva, envolvente. Imagina escutar esse som em 360 graus?

Como a gente já havia dito por aqui, o Sleep Tales tem se tornado referência em melhorar a rotina de seus consumidores. Atacando problemas cotidianos como a insônia, a ansiedade e o estresse, as iniciativas do selo têm conquistado cada vez mais ouvintes e efetivamente mudado a vida de algumas pessoas, que passam a ter rotinas mais saudáveis.

Continua após o vídeo

“Eu me senti completamente fora da realidade”

Com a Rainy Nights, a proposta é dar sequência ao que já havia sido iniciado na compilação anterior, a Cozy Dreams, até então um dos maiores sucessos do selo.

A curadoria traz músicas que te colocam no clima de uma noite chuvosa, levando o ouvinte para uma espécie de realidade paralela onde não há preocupações. Daniel, inclusive, faz um relato poderoso sobre a sua própria experiência ao consumir o Lo-fi imersivo:

Tive a maior experiência, que eu queria que todo mundo tivesse: fiz a mixagem em áudio espacial em um estúdio recomendado pela Apple aqui no Rio de Janeiro. Nesse estúdio, fui chamado para ouvir como estava a mixagem. O arquivo não roda no seu computador se você não tiver um programa específico. Como não dava pra ouvir em casa, fui no estúdio. Cheguei lá, sentei na cadeira no meio da sala. Várias caixas em cima, ao redor. Sentei e ouvi da primeira à última faixa. Eu me senti completamente fora da realidade. Eu já sabia que poderia ser assim, mas quando a gente ouve…

O desafio foi conseguir fazer com que isso se traduzisse de fato em uma coisa bem feita. O Atmos depende muito de certos requisitos técnicos das faixas. Em vez de mandar só a faixa, você tem que enviar cada camada da música. O processo demorou um pouco mais do que havíamos planejado. E a partir de agora, todas as nossas compilações serão com essa mixagem e masterização em Atmos.

Destacando ainda que ser pioneiro foi “muito gostoso”, o fundador do selo frisa sempre a importância do bom relacionamento com os artistas, que vão desde apostas até nomes já consagrados do gênero. Inclusive, duas das músicas inéditas presentes na compilação foram adicionadas à playlist Lo-fi Beats, principal referência do gênero no Spotify.

Continua após a playlist

Um ano de Sleep Tales

Parece inacreditável, mas é verdade: o Sleep Tales celebrou seu primeiro aniversário justamente nesta terça-feira, 4 de Outubro, dia em que a primeira compilação em Dolby Atmos do mundo foi lançada justamente por eles.

Nesse ano, o Sleep Tales, que surgiu após o crescimento da playlist lofi sleep, lofi rain, criada durante a pandemia para auxiliar pessoas com insônia, se tornou referência mundial e acumula cerca de 45 milhões de streams por mês só nessa sua primeira playlist, além de ter se tornado o maior selo não-europeu de Lo-fi e segundo maior do mundo.

Esse é só o início de uma trajetória que certamente ainda vai contribuir muito, não apenas para o Lo-fi e para a qualidade de vida de muitas pessoas ao redor do planeta, mas também para a música brasileira e todo o seu pioneirismo já característico.

Continua após o vídeo

Como mergulhar de cabeça no Lo-fi?

Mas, apesar do gênero já estar bastante conhecido no mundo todo, o Lo-fi ainda é um “bicho de sete cabeças” para muitas pessoas. A proposta tão mágica que esse tipo de música traz é atraente, só que muitos não sabem por onde começar — ainda mais agora, com a soma da tecnologia Dolby Atmos.

Um ponto importante é que apenas o serviço Apple Music possui as músicas em Atmos, já que é o único até o momento que trabalha com a tecnologia. Ainda assim, a compilação está disponível na íntegra em todos os outros streamings, permitindo uma experiência semelhante, ainda que não tão imersiva.

Dito isso, o consumo de Lo-fi não segue uma fórmula, como explica Daniel Sander ao TMDQA!. Ao ser questionado sobre algumas dicas para alguém que nunca teve contato com o gênero dar os primeiros passos, ele explicou a melhor forma de fazê-lo usando o Sleep Tales:

Se você é aquela pessoa que trabalha muito e chega em casa exausto, que tal ouvir uma playlist para ajudar a relaxar? Temos a ‘Bath/shower relaxing music’. O Lo-fi para dormir também é usado para estudar ou trabalhar. Tem gente que prefere dormir com barulho de chuva, por exemplo. A boa é tentar encontrar o Lo-fi que mais te agrada.

Ele complementa com uma sugestão pessoal:

Existem selos que focam em música brasileira de Lo-fi, mas você pode colocar uma música ambiente tranquila numa reunião de amigos em casa, por exemplo, ou para ler um livro. Existe para todos os gostos! A Rádio 24h, por exemplo, é legal para quem gosta de conversar um pouco com pessoas do mundo todo. Quando estou em casa e quero relaxar, gosto de sintonizar a Rádio 24h na TV. Acendo um incenso, diminuo as luzes e fico ali, ouvindo o som no ambiente e curtindo o visual também, já que tem sempre uma ilustraçãozinha. Essa é a minha sugestão!

Anotado? Agora, basta acessar os conteúdos do Sleep Tales e se deliciar. Você pode conferir a versão em Dolby Atmos da Rainy Nights logo abaixo (ou clicando aqui) e acessar também a rádio 24h neste link. Não deixe também de acompanhar as novidades do selo no Instagram!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!