Zack De La Rocha no show de reunião do Rage Against The Machine, 2022

O que muitos já esperavam acaba de se oficializar: o Rage Against the Machine cancelou sua turnê pela América do Norte, e os shows que poderiam acontecer no Brasil ainda este ano também vão por água abaixo.

Tudo isso acontece por conta de uma lesão sofrida por Zack de la Rocha durante uma apresentação em Chicago — uma das primeiras da turnê de reunião, que estava programada para antes da pandemia e ficou engavetada enquanto a COVID-19 tomou conta do mundo.

Pouco após o acidente, o RATM chegou a cancelar a perna europeia de sua turnê mas ainda mantinha as esperanças de voltar aos palcos no final deste ano ou início do próximo. Pelo visto, isso não irá acontecer.

Rage Against the Machine cancela turnê de 2023

A notícia foi dada pelo Instagram oficial do Rage, em um comunicado assinado por Zack de la Rocha em tom de desabafo:

Já se passaram quase três meses desde Chicago, e eu ainda olho pra baixo e vejo minha perna e fico incrédulo. Dois anos esperando durante a pandemia, esperando que teríamos uma abertura para ser uma banda novamente e continuar o trabalho que começamos há uns 30 anos. Ensaiando, treinando, reconciliando, trabalhando para voltar à forma. E aí depois de um show e meio, meu tendão se rompe. Parecia uma piada sem graça do universo comigo. Conforme eu escrevo isso, eu me lembro que é apenas uma coincidência ruim. Só um momento fodido.

Infelizmente é um momento que requer muito trabalho e cura. Eu tenho um rompimento severo no meu tendão de Aquiles esquerdo e apenas 8% do meu tendão ficou intacto. E mesmo essa porção foi severamente comprometida. Não é simplesmente uma questão de ser capaz de me apresentar de novo, mas se estende à funcionalidade básica daqui pra frente. É por isso que eu tomei a dolorosa e difícil decisão de cancelar os shows remanescentes da nossa perna norte-americana da turnê em 2023.

Eu odeio cancelar shows. Eu odeio desapontar os nossos fãs. Vocês todos esperaram tão pacientemente para nos ver e isso não é algo que eu esqueço. Eu nunca deixo de valorizar isso. Por vocês eu tenho a maior gratidão e respeito do mundo.

Aos meus irmãos Tim, Brad e Tom; ao El P, Killer Mike, Trackstar e toda a galera do Run the Jewels; a todo mundo na nossa equipe de produção: técnicos, cozinheiros, motoristas, assistentes, equipe de segurança, a qualquer um e todos que fizeram os shows até hoje possíveis, desejo todo meu amor e respeito. Espero vê-los muito em breve.

Que situação chata. A gente fica na torcida pela recuperação de Zack, é claro, e também pela remarcação das datas — com uma passagem pelo Brasil no meio! Força, mestre!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!