Liam Gallagher

Um dos nomes mais importantes do Rock and Roll desde a década de 90, Liam Gallagher completou 50 anos no último dia 21 de setembro.

O vocalista é dono de uma trajetória com inúmeros clássicos junto ao Oasis e nos últimos anos vem construindo uma bem-sucedida e elogiada carreira solo.

Apesar das controvérsias, declarações polêmicas, brigas com o irmão Noel Gallagher que levaram ao fim do Oasis e a tentativa com a banda Beady Eye que não foi um projeto bem-sucedido, Liam recuperou a boa forma nos dias atuais com bons discos e excelentes shows dignos do rockstar que ele ainda é desde a explosão do Britpop nos anos 90.

É inegável que a volta do Oasis causaria um estardalhaço mundial, mas é necessário dizer também que os discos As You Were (2017), Why Me? Why Not. (2019) e C’mon You Know (2022) já demonstram uma sólida construção de carreira solo muito bem recebida pelos fãs.

Como noticiamos aqui, a turnê de Liam passará pelo Brasil em novembro de 2022, nos dias 15 e 16, respectivamente por São Paulo e Rio de Janeiro.

Selecionamos sete faixas para você entender a vasta carreira de Liam Gallagher e mergulhar fundo nas discografias do vocalista!

1. “One Of Us” (2019)

A canção dá uma atualizada no Britpop dos anos 90, com características mais modernas dos anos 2000 nos levando logo nos primeiros segundos para grandes momentos da explosão sonora britânica que nos deu de presente várias bandas espetaculares e nos brindou com situações como a inesquecível rivalidade entre Blur e Oasis.

2. “Paper Crown” (2017)

Um dos grandes destaques do primeiro disco solo As You Were é a belíssima “Paper Crown”, que mostra que Liam também sabe compor hits instantâneos sem o irmão Noel por perto.

3. “Gas Panic” (2000)

O Oasis já tinha conquistado tudo no início dos anos 2000, mas presenteou os fãs com o consistente Standing On The Shoulder Of Giants que, entre vários momentos inspirados, traz a excelente e densa “Gas Panic”.

A música ao vivo sempre se tornava um destaque a mais nas performances vocais de Liam.

4. “Stand By Me” (1997)

Talvez nem o céu fosse mais o limite para o Oasis no terceiro disco Be Here Now, e a banda se tornava uma das maiores dos planetas com um caminhão de hits como “Stand By Me”, que ganhava as rádios do mundo e mostrava o melhor da explosiva dupla Liam e Noel. Era o mais puro suco dos Gallagher.

5. “Wonderwall” (1995)

O ano era 1995 e o disco (What’s The Story) Morning Glory? chegou com o mega sucesso mundial “Wonderwall”. Se você estava no planeta Terra nesse período, é praticamente impossível não ter ouvido essa música por inúmeras vezes naquele ano, com um sucesso que perdura até os dias atuais e faz dela uma música atemporal.

Vale lembrar que o clipe também dominou as MTVs e demais canais de música.

6. “Live Forever” (1994)

A terceira música de Definitely Maybe, primeiro disco do Oasis, é a espetacular “Live Forever”, que rapidamente se tornou um clássico e dispensa apresentações.

Recentemente, a canção mais uma vez emocionou o mundo quando Liam Gallagher se juntou aos membros do Foo Fighters no tributo a Taylor Hawkins em Wembley, tocando-a para um planeta emocionado e abalado com a precoce morte do baterista.

7. “Rock and Roll Star” (1994)

O começo de tudo! A canção que melhor define Liam Gallagher, que melhor define muitos dos garotos que se inspiraram nele nos anos 90 e que permanece até hoje como música obrigatória nos shows.

Liam é uma das grandes estrelas que reúnem vários dos bons clichês necessários para o Rock and Roll e, felizmente, demonstra nos últimos anos que ainda pode nos oferecer vários momentos gloriosos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!