Layne Staley em entrevista sobre o vício e a morte
Reprodução/YouTube

Layne Staley tem uma das histórias mais tristes da música. Isso porque sua trajetória extremamente única com o Alice in Chains, por sua vez uma das bandas mais especiais de sua época, terminou de maneira trágica em decorrência das diversas dores com as quais o vocalista lidava durante a vida.

Uma destas, notavelmente, era o vício. E em uma entrevista de 1992, 10 anos antes de seu falecimento precoce, Layne começou respondendo perguntas meio desajeitadas sobre o estado de sua perna após uma lesão e terminou falando sobre temas bastante profundos como morte e reencarnação.

Questionado sobre o vício em heroína e como ele impactava a sua visão sobre a morte, já que estava de certa forma sempre próximo dela, Staley respondeu:

[Acho que impacta], acredito que é algo que anda de mãos dadas uma vez que você está flertando com a morte. Isso é provavelmente o que é mais atraente nela no primeiro momento: o perigo. Mas eu venci! Eu venci a morte! Eu sou imortal.

Depois, ao ser perguntado sobre as letras do Alice in Chains e como elas falavam bastante sobre a morte, Layne deixou bem claro que não era por falar do assunto que ele se tornava menos assustador:

É por isso que escrevemos sobre coisas desse tipo, porque é de fato assustador. É um lembrete de quão assustador isso é.

Por fim, explicou que acreditava na vida após a morte e falou — meio sério, meio brincando — sobre como achava que viria ao mundo em sua próxima vida:

Eu acho que vou reencarnar na forma de uma pequena criatura aquática ou possivelmente alguma coisa do mundo dos insetos, algo interessante e grande. Talvez um besouro da Amazônia.

Será? Você pode assistir abaixo à entrevista de Layne, que estava acompanhado pelo baixista Mike Starr. O vídeo tem legendas em português.

Layne Staley fala sobre vício, morte e reencarnação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!