Paramore faz primeiro show de 2022 e canta
Reprodução/Twitter

Em 2018, o Paramore deu uma notícia que deixou muitos fãs tristes: a banda decidiu que não tocaria mais o hit “Misery Business”, por conta do teor da letra que insinua uma rivalidade feminina e faz uso da palavra “whore”, um termo ofensivo que se traduz para algo como “puta”.

No entanto, quatro anos depois e em seu primeiro show após ter tomado essa decisão, a banda comandada por Hayley Williams apresentou o grande hit. Mas não foi uma escolha simples, e a vocalista falou sobre o processo por trás durante um trecho da canção:

Quatro anos atrás nós dissemos que iríamos aposentar essa música por um tempinho. E acho que, tecnicamente, nós fizemos isso. Mas o que a gente não sabia é que cerca de 5 minutos depois de eu ter sido cancelada por dizer a palavra ‘puta’ em uma música, o TikTok inteiro decidiu que podia. Façam fazer sentido!

Mas eu me lembro da época em que tínhamos um MySpace, e ainda éramos uma banda realmente bem pequena. E nós ainda não tínhamos nem lançado essa música, mas começamos a perceber que os jovens estavam se chamando de ‘Parawhores’ e nós ficamos, tipo, ‘Putz, isso é estranho’.

Mas eu acho que o que estou tentando dizer é que é uma palavra. E se você for legal, você não vai chamar uma mulher de ‘puta’ porque é uma coisa merda. Então, só… sabe, todos podemos aprender com nós mesmos, sabe? Mas só pra deixar registrado, 90% de vocês falaram ‘puta’ hoje.

É só isso que vou dizer, não vou fazer uma pregação aqui. Só vou dizer obrigada por terem uma nostalgia quanto a isso, porque esse é um dos momentos mais legais do nosso show e é muito legal saber que há um motivo para trazê-lo de volta que é positivo.

Os fãs agradecem! Você pode ver um vídeo da performance completa, além de outro que mostra um trecho em destaque, ao final da matéria, juntamente com o setlist do primeiro show do Paramore em quatro anos.

Letra de Misery Business

“Misery Business” fala sobre o ponto de vista da autora, que estava interessada em um homem e, quando foi se aproximar dele, viu outra mulher fazê-lo primeiro.

Depois de “oito longos meses”, os dois se separam, a cantora fica com o cara e passa então a fazer de tudo para mostrar e jogar na cara da “concorrente” o fato de que eles estão juntos e como eles se dão bem juntos.

Em um trecho da canção, ela chega a dizer a frase “Uma vez uma puta, você nunca será mais nada / Desculpa, mas isso não irá mudar”.

Em 2015, vale lembrar, Hayley Williams falou sobre como não se identifica mais com a abordagem de uma mulher contra outra por causa de um homem e também com a forma como escreveu a canção:

‘Misery Business’ não tem letras com as quais eu consigo me identificar sendo uma mulher de 26 anos de idade. Eu não me identifico com ela há muito tempo. Essas palavras foram escritas quando eu tinha 17 anos de idade e eu admito que tinha uma cabeça bem fechada.

Justo, né?

Paramore no Brasil

Vale lembrar que o Paramore está cotado para se apresentar no Lollapalooza 2023, que acontecerá mais uma vez no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26 de março do ano que vem.

Dias atrás, os ingressos para a próxima edição do evento começaram a ser vendidos e as atrações ainda serão reveladas oficialmente. O grupo esteve no país pela última vez em 2014 e o mais recente disco lançado pela banda foi After Laughter, de 2017.

Será que teremos “Misery Business” por aqui?

Paramore faz primeiro show em quatro anos e toca “Misery Business”

Setlist completo:

  1. This Is Why (estreia ao vivo)
  2. Brick by Boring Brick
  3. Decode
  4. Caught in the Middle
  5. That’s What You Get
  6. Ignorance
  7. Forgiveness
  8. I Caught Myself
  9. Pool
  10. Misguided Ghosts
  11. Summer (música solo de Hayley Williams)
  12. Ain’t It Fun
  13. Boogie Juice (cover de HalfNoise, com Zac Farro no vocal)
  14. Rose-Colored Boy
  15. Told You So
  16. Misery Business
    Bis:
  17. Still Into You
  18. Hard Times

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!