Festival de Verão Salvador anuncia encontros inéditos em sua edição de 2023
Foto por Lara Teixeira | TMDQA!

Depois de três anos desde sua última edição, o Festival de Verão Salvador anunciou as datas do seu aguardado retorno.

O famoso evento que estreou na capital baiana em 1999 e permaneceu por 17 anos volta a acontecer no Parque de Exposições de Salvador nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2023. A venda de ingressos terá início no dia 5 de Outubro.

O TMDQA! esteve na festa de lançamento do festival, em Salvador, na noite da última quarta-feira (28), onde foi apresentado o novo formato do evento que este ano contará pela primeira vez com a direção artística de Zé Ricardo, renomado curador do Palco Sunset do Rock in Rio.

A novidade foi anunciada no início do evento pelo ator e músico Lúcio Mauro Filho, que foi o mestre de cerimônia, e por Gabriela Gaspari, head da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia que realiza o festival ao lado da Salvador Produções e da Luan Produções.

Festival de Verão Salvador – Somos Mundo

Depois de apresentar seu novo slogan “Somos Mundo”, o Festival de Verão Salvador revelou que sua próxima edição será marcada por encontros inéditos.

A primeira atração anunciada foi Criolo, que depois de fazer um pocket show no lançamento anunciou que irá dividir o palco do festival com ninguém menos que Ney Matogrosso.

Em seguida, depois de ser revelado que Duda Beat e ÀTTOOXXÁ serão os convidados de Carlinhos Brown no festival, a cantora pernambucana surgiu no palco para embalar os convidados com seus hits “Bichinho” e “Meu Pisêro”.

Mais tarde, foi a vez de Jão marcar presença no evento e, antes de apresentar uma versão acústica dos sucessos “Idiota” e “Vou Morrer Sozinho”, o músico revelou que Pitty será sua convidada no show do festival. Ao TMDQA!, ele declarou:

Eu acho que vai ser memorável. Vai ser muito lindo. […] Eu quero cantar com a Pitty já faz muito tempo e eu nunca tive oportunidade pra gente se convidar e fazer algo junto, mas a gente tá sempre trocando mensagem. E aí surgiu o convite no Festival de Verão e eu falei: ‘é a Pitty’. Aí eu fui atrás dela.

Eu acompanho ela há muito tempo, eu acho que o que ela fez na indústria da música no Brasil é muito foda, eu admiro muito.

Ao longo da noite, Zé Ricardo compartilhou que o line-up também contará com outros encontros de peso incluindo Gilberto Gil e Caetano Veloso, Ludmilla e Gloria Groove, Orochi e Djonga, Saulo com Marina Sena, BaianaSystem e Olodum e muito mais.

Outros nomes marcantes das edições anteriores do Festival de Verão não foram deixados de lado. Ivete Sangalo convidará Luedji Luna para seu show e Bell Marques, antigo vocalista do Chiclete com Banana, também tem presença confirmada no evento.

Quem também foi anunciada na programação e apareceu na festa de lançamento foi Margareth Menezes, que convidará Majur e Larissa Luz para seu show no festival.

Zé Ricardo e o Festival de Verão Salvador

Em conversa com o TMDQA!, Zé Ricardo falou sobre a curadoria e a presença dos artistas baianos entre as atrações:

Eu acho que esse line-up tá repleto de baianos, e isso aconteceu por uma razão, né? Porque a Bahia se conecta com o mundo. Tem artistas como a Majur, que talvez o grande público nem saiba que ela é baiana. Então, com isso, a gente abre diálogos sobre isso também.

Artistas que já estiveram no Festival de Verão de Salvador como a Ivete, que tocou em todas as edições, chegam com uma novidade. Quando ela convida a Luedji, ela tá trazendo alguma coisa diferente. Não importa se ela vai fazer dez músicas ou uma ou duas, ela tá propondo, ela tá divulgando um nome, e ela tá entrando dentro de uma história. Imagina uma rainha como a Ivete estar entrando dentro de uma proposta artística. Você acaba colocando todos os artistas conectados pois todos estão dentro da mesma proposta artística independente do tamanho de um ou de outro, de quanto vende, de quantas pessoas tocam.

O curador também comentou sobre a presença dos artistas da nova geração da música brasileira no Festival de Verão, muitos deles responsáveis por shows marcantes no Palco Sunset do Rock in Rio 2022.

Eu acho que esses artistas estão ganhando o mundo cada vez mais. Eles estão ganhando possibilidades de estar no inconsciente dos brasileiros né? Existe uma cara nova na música brasileira, existe um diálogo novo na música brasileira e ela precisa estar nos estados. E eu acho que o meu trabalho tem duas vertentes: eu tento transformar através dele, eu tento propor alguma coisa, eu tento provar de alguma maneira.

Eu acho que show é uma experiência pra quem toca, pra quem assiste e pra quem faz, a produção. Então, na hora que você propõe que um artista saia um pouco da sua zona de conforto e vá para outro lugar, eu acho que tem um valor muito grande nisso. Eu acho que foi um match de encontros com a Gabriela, com a proposta da TV Bahia e da Bahia Eventos de ‘vamos mexer, sacudir, transformar, tocar’ e se encaixou muito bem com o que eu penso pra vida. Eu penso muito antes de aceitar um trabalho, mas acho que esse trabalho foi muito especial para mim.

Outros nomes anunciados no festival foram Luisa Sonza e Xamã, que ainda não tiverem seus convidados revelados, Léo Santana, Ferrugem, que se apresenta com Xande de Pilares, e Filipe Ret, que convida Caio Lucas para seu show.

Além da parte musical, o evento de 2023 irá abraçar causas sociais e ambientais. Ao longo de um ano, o Festival de Verão irá realizar um programa de investimento de recursos no projeto Quabales, responsável pela formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina.

O festival ainda terá os selos de resíduo zero e evento neutro, com o primeiro garantindo a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo sendo conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações ambientais compensatórias.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!