Roger Waters Vladimir Putin
Imagens: Reprodução

Após ter shows na Polônia cancelados por conta de seus posicionamentos sobre a guerra na Ucrânia, Roger Waters divulgou nesta terça-feira (27) uma carta aberta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

No início do mês, o ex-Pink Floyd já havia publicado um texto endereçado à primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, apontando o que ele considera os erros do país que teriam levado ao conflito.

Zelenska respondeu sugerindo que Waters cobrasse a Rússia pela paz, não a Ucrânia, e foi exatamente o que ele fez agora.

Roger Waters pede garantia contra ataques nucleares

Na nova carta, que você pode ler na íntegra e traduzida no fim desta matéria, o músico chama a guerra na Ucrânia de “hedionda e repleta de agressão, provocada ou não”.

Roger Waters também menciona a possibilidade de um conflito nuclear, dizendo que conhece “algumas pessoas que pensam que você quer invadir toda a Europa”. Ele ressalta que “falcões de ambos os lados do Atlântico” adoram esse jogo de ameaças, fazendo referência aos Estados Unidos.

O ex-Pink Floyd conclui dizendo que ficou emocionado quando teve resposta de Zelenska, e que “respeitaria imensamente” Putin caso ele também retornasse.

Vale destacar que, nesse meio tempo, Roger Waters participou esta semana de um evento de artistas em apoio a Lula para a presidência do Brasil, como te contamos por aqui.

Leia a carta de Roger Waters a Vladimir Putin

Caro presidente Putin, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano, tentei usar minha pequena influência para encorajar um cessar-fogo e um acordo diplomático que atenda às necessidades de segurança dos dois países. Nesse esforço, escrevi duas cartas abertas à Sra. Olena Zelenska, esposa do presidente ucraniano. Essas cartas estão disponíveis na internet. Cada vez mais me pedem para escrever para você também, então aqui vai. Em primeiro lugar, você gostaria de ver o fim desta guerra? Se você respondesse ‘Sim, por favor’, isso imediatamente tornaria as coisas muito mais fáceis. Se você dissesse: ‘Também não temos mais interesse no território das populações de língua russa da Crimeia, Donetsk e Lubansk’, isso ajudaria também.

Digo isso porque conheço algumas pessoas que pensam que você quer invadir toda a Europa, começando pela Polônia e o resto dos estados bálticos. Se você fizer isso, foda-se, nós podemos parar com esse jogo nuclear desesperadamente perigoso que os ‘falcões’ de ambos os lados do Atlântico adoram. Sim, apenas explodir o mundo em pedacinhos. O problema é que tenho filhos e netos, assim como a maioria dos meus irmãos e irmãs em todo o mundo, e nenhum de nós gostaria desse resultado. Então, por favor, senhor Putin, nos dê essa garantia.

Tudo bem, voltando ao assunto, se eu li seus discursos anteriores corretamente, você gostaria de negociar um estado de neutralidade para que a Ucrânia seja soberana? Isso está correto? Supondo que tal paz pudesse ser negociada, ela teria que incluir um acordo absolutamente obrigatório para não invadir ninguém nunca mais. Eu sei, eu sei, os EUA e a OTAN invadem outros países soberanos como se não fosse nada, ou por alguns barris de petróleo, mas isso não significa que você deveria. Sua invasão à Ucrânia me pegou completamente de surpresa, é uma guerra hedionda e repleta de agressão, provocada ou não.

Quando a Sra. Zelenska me respondeu via Twitter, fiquei muito surpreso e muito emocionado. Se você me respondesse, eu o respeitaria imensamente por isso, e tomaria isso como um movimento honroso na direção certa para uma paz sustentável.

Cumprimentos, Roger Waters.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!