Roger Waters adia pela segunda vez sua turnê
Reprodução / YouTube

Depois de publicar em seu site uma polêmica carta apontando o que ele considera erros da Ucrânia que levaram à invasão da Rússia, Roger Waters teve cancelados os shows que faria na Polônia em abril de 2023.

Calma que a gente explica. No início de setembro, o ex-Pink Floyd escreveu um texto endereçado à primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, dizendo que o “nacionalismo extremo” no país foi o que levou à guerra.

Zelenska chegou a responder a carta em um tweet (veja mais abaixo), sugerindo que Waters cobrasse a Rússia pela paz, e não a Ucrânia.

Quem também se indignou com o posicionamento do músico foi um vereador da Cracóvia, cidade no sul da Polônia. O político iniciou uma moção para tornar Waters “persona non grata” no país, e também pediu para que seus eleitores boicotassem as músicas dele.

Após polêmica, produtora polonesa cancelou shows de Roger Waters

Depois da forte repercussão, de acordo com a CNN americana, a representante da Live Nation na Polônia cancelou os shows do ex-Pink Floyd no ano que vem, mas ainda não explicou o motivo.

Em seu Facebook (leia aqui), Roger Waters não confirmou o cancelamento, mas disse que isso representaria uma censura, e pediu uma oportunidade de levar a turnê “This Is Not A Drill” aos poloneses:

[O vereador] parece desconhecer que eu trabalhei a vida inteira, com custos pessoais, a serviço dos direitos humanos. Se os shows forem cancelados será muito triste, porque esperei muito tempo para compartilhar minha mensagem de amor com as pessoas da Polônia. E também, lamentavelmente, vai negar ao povo da Cracóvia a oportunidade de ver meu show atual, que é uma adição importante ao meu trabalho, caracterizando censura e negando a chance do povo de tomar suas próprias decisões.

Vale lembrar que a turnê atual de Waters é extremamente politizada. Além de mensagens sobre violência policial, aborto e transfobia, ele chegou a incluir uma homenagem a Marielle Franco, vereadora brasileira assassinada em 2018.

LEIA TAMBÉM: Roger Waters culpa EUA por guerra na Ucrânia e diz que pode “desaparecer” da mídia por seu posicionamento

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!