Artistas que estão levando a guitarra de volta ao Pop

Quem gosta de música sabe que ela é cíclica, e tudo que fez sucesso no passado continuará influenciando novas gerações até que os jovens transformem aquela sonoridade. É o que está acontecendo com a guitarra, que está cada vez mais presente na música “mainstream”.

Se dos anos 2000 em diante os artistas solo passaram a dominar as principais paradas, graças à forte ascensão do Hip-Hop e do Pop, em 2022 é difícil assistir a um show ou mesmo a um videoclipe em que esses artistas não sejam acompanhados de uma banda.

Neste artigo, já te contamos todos os motivos pra esse resgate da música “orgânica”. Agora, vamos listar alguns artistas que estão colocando a guitarra no centro de suas composições, ou mesmo usando elementos do Rock e do Punk como parte de sua estética visual.

E você, acha que estamos entrando numa nova “fase de ouro” das seis cordas na grande mídia e na música de massa?

10 artistas que resgataram a guitarra para o mainstream

Bartees Strange

O cantor americano de 33 acaba de lançar seu segundo disco de estúdio, Farm to Table, em que fala sobre racismo, política e família em uma cama de Indie Rock, mas adicionando elementos do Rap e do Alternativo.

Antes disso, em 2016, ele foi membro de uma banda de Hardcore chamada Stay Inside. Atualmente, sempre que se apresenta ao vivo, ele está empunhando modelos um tanto quanto estilosos das principais marcas de guitarras.

BLACKPINK

Foi com o disco BORN PINK (2022) que o BLACKPINK, depois de se destacar entre grupos de K-pop e ganhar uma legião de fãs, diversificou suas influências musicais e “furou a bolha”.

Músicas como “Pink Venom”, “Yeah Yeah Yeah” e “Tally”, além de terem sido construídas em torno da guitarra, também são viagens experimentais, apontando novos caminhos para o grupo. E o principal: sem perder o apelo radiofônico.

Demi Lovato

Com o novo disco HOLY FVCK, Demi Lovato pode até ter assustado alguns fãs mais novos que ainda ligavam sua imagem aos filmes da Disney, mas a verdade é que ela é fã de Rock e sempre colocou pitadas do gênero desde seu primeiro álbum.

Isso ficou muito claro no show Pop Punk que ela levou ao Rock in Rio este mês, com direito a uma banda só de mulheres que conta com a lendária guitarrista Nita Strauss, ex-Alice Cooper.

Gloria Groove

Mais uma que expandiu suas influências com disco novo em 2022, Gloria Groove incluiu Pop, Hip-Hop, Pagode, R&B e, claro, o Rock and Roll em LADY LESTE.

Além de ter músicas com um peso disfarçado, como “SOBREVIVI” e “BONEKINHA”, o álbum proporcionou performances grandiosas ao vivo. No Rock in Rio, por exemplo, ela fez covers de “Máscara”, de Pitty, “Exagerado”, de Cazuza, e “Malandragem”, de Cássia Eller.

Harry Styles

Aqui um artista que se reinventou completamente por causa do Rock, especialmente com o disco de estreia em 2017. Na ocasião, quando todos esperavam que ele seguisse a linha Pop do One Direction, ele entregou um experimentalismo que gerou comparações com David Bowie.

Em 2022, com o álbum Harry’s House, Harry Styles entendeu perfeitamente a medida do Pop em suas canções e seus hits são inegavelmente populares, mas sem perder a atitude “rockstar” e uma banda completa ao vivo. Além de tudo, o riff de “As It Was”, que ao vivo é feito na guitarra, já se tornou inesquecível!

Ivete Sangalo

Veveta é uma das cantoras mais versáteis da história do nosso país. Logo no início da carreira solo, depois do sucesso no mundo do Axé, ela gravou lindas canções românticas de compositores como Cassiano, Chico Buarque e Wilson Simonal.

Hoje, seus shows são uma celebração a todos os estilos, inclusive o Rock. No festival do Rio de Janeiro, ela mostrou muita habilidade na guitarra tocando o riff de “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses, e depois fez uma versão pesadíssima de sua música “Tempo de Alegria”.

Machine Gun Kelly

Desde 2020, com o disco Tickets To My Downfall, Machine Gun Kelly mergulhou de cabeça no Rock, sonoridade que manteve em mainstream sellout (2022). Em ambos, inclusive, ele aparece empunhando uma guitarra logo na capa.

Agora, o artista já anunciou que deverá voltar para o Rap nos próximos lançamentos, mas suas performances ganharam uma energia Punk que ele não deverá abandonar tão cedo e que com certeza influenciou muitos jovens a pegarem um instrumento.

Miley Cyrus

Mais uma que aliou um lançamento repleto de guitarras com apresentações ao vivo potentes. Após Plastic Hearts (2020), Miley Cyrus mudou seu visual e incluiu clássicos como “Where Is My Mind?”, do Pixies, e “Heart of Glass”, do Blondie, em seu setlist.

O público brasileiro viu no Lollapalooza deste ano um show de puro Rock, com guitarra, baixo e bateria dando um toque orgânico até às canções mais Pop de eras passadas da artista.

Nilüfer Yanya

Com o pai turco e a mãe irlandesa, a cantora britânica de 27 anos cresceu estudando música clássica, mas aprendeu a tocar guitarra logo aos 12 anos. Este ano ela lançou seu segundo disco, PAINLESS, em que mistura Indie Rock com Soul, Jazz, e até Trip-Hop.

Ao vivo, ela e a guitarra são inseparáveis, algo que ela demonstrou para o mundo todo no mês de julho, quando fez a abertura do primeiro show de Adele em 5 anos. Além de tudo, ainda traz um estilo especialmente único e que soa ao mesmo tempo radiofônico e alternativo.

WILLOW

Os primeiros discos de WILLOW são mais voltados ao Rap, seguindo os passos do pai Will Smith. Mas nos lançamentos mais recentes ela embarcou de vez no Pop Punk, incluindo uma parceria com Travis Barker (blink-182).

Em shows e apresentações na TV, WILLOW toca ao lado de uma banda de mulheres, deixando a guitarra em evidência. Vale lembrar que a cantora tem apenas 21 anos, e o potencial de influenciar toda uma geração.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!