Lana Del Rey e Harry Styles viram temas de cursos em faculdades dos EUA
Reprodução / YouTube | Reprodução / Instagram

Alunos de faculdades dos Estados Unidos vão ter a oportunidade de estudar sobre Lana Del Rey e Harry Styles em novos cursos que exploram a carreira e influências desses músicos.

O Instituto Clive Davis, da Universidade de Nova York (NYU), anunciou a criação de um curso sobre a cantora que irá examinar suas contribuições para a música pop do século 21, artistas que a influenciaram e que ela influenciou e sua conexão com movimentos sociais, como o “Black Lives Matter”, “Me Too” e outros.

De acordo com a Variety, a descrição do curso diz:

Ao longo de oito álbuns aclamados pela crítica, a artista seis vezes indicada ao Grammy introduziu uma versão triste, melancólica e barroca do dream pop que, por sua vez, ajudou a mudar e reinventar o som (e o clima) da música mainstream para além dos anos 2010. Através de seus visuais cativantes e sua atenção temática à saúde mental e contos de amor tóxico e machucados, Del Rey forneceu uma nova plataforma para artistas de todos os gêneros criarem obras substanciais e “anti-pop” que poderiam viver em um mainstream uma vez categorizado como chiclete.

O curso sobre Lana Del Rey será ministrado pela jornalista e escritora Kathy Iandoli, e terá início em Setembro deste ano.

Em conversa com a Variety, ela apontou que enxerga Lana não só como um modelo, mas também como um “conto preventivo”, uma “estrela do pop complicada” que consegue impactar seus fãs pela maneira como ela faz eles se sentirem em relação a si mesmos.

Já o músico Jason King, presidente do Instituto Clive Davis, declarou:

Estudar Lana Del Rey significa pensar de forma mais crítica a crescente popularidade do chamado anti-pop. Significa encontrar maneiras de considerar o aumento do interesse pela saúde mental e questões de danos psicológicos, e avaliar as mudanças na forma como pensamos a identidade, especialmente em termos de raça, gênero, nação e classe. Lana é especialmente relevante e controversa quando se trata de mudar as ideias sobre o feminismo interseccional na última década.

Ícone!

Universidade do Texas oferecerá curso sobre Harry Styles

Como falamos acima, além de Lana Del Rey, outro artista que também se tornou objeto de estudo foi Harry Styles. A Universidade Estadual do Texas anunciou que irá oferecer um curso sobre o trabalho do ex-One Direction.

Intitulado Harry Styles And The Cult Of Celebrity: Identity, The Internet And European Pop Culture, que em tradução livre quer dizer “Harry Styles e o Culto da Celebridade: Identidade, a Internet e Cultura Pop Europeia”, as aulas do programa estão previstas para começar no primeiro semestre de 2023.

Através de sua conta do Twitter, o coordenador do curso, Dr. Louie Dean Valencia, divulgou uma foto do e-mail com a carta de aceitação do curso e um breve resumo das aulas. Um trecho da mensagem diz:

Este curso se concentra no músico britânico Harry Styles e na cultura pop europeia para entender o desenvolvimento cultural e político da celebridade moderna em relação a questões de gênero e sexualidade, raça, classe, nação e globalismo, mídia, moda, cultura de fãs, cultura da internet e consumismo.

Em entrevista ao KXAN (via Rolling Stone Brasil), Valencia declarou que o curso abordará os 12 anos da carreira de Harry, incluindo o período em que ele fez parte do One Direction. Segundo ele, “historiadores sempre usaram artistas e músicos para entender um momento da história”.

Lana Del Rey e Harry Styles não são os únicos músicos a se tornarem temas de cursos universitários.

No início deste ano, o Instituto Clive Davis, da NYU, também anunciou um programa sobre Taylor Swift, que abordaria “a evolução dela como empreendedora musical criativa, o legado de compositores pop e country, discursos de juventude e a política de raça na música popular contemporânea”.

E, por fim, a Universidade Concordia, em Montreal, divulgou um curso em que o polêmico Kanye West seria a principal referência de estudo. Saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!