Flea pede justiça por iraniana morta
Foto de Flea via Shutterstock

O caso envolvendo Mahsa Amini, mulher de 22 anos que foi presa e morreu no Irã na semana passada, está gerando uma onda de protestos em Teerã e até mesmo Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, se manifestou sobre a situação.

Isso porque o caso vem levantando diversas suspeitas e já começa com uma situação absurda: Mahsa foi presa por uma unidade especial da polícia iraniana dedicada a defender a “moralidade”, supostamente por estar usando seu hijab (o típico véu da região) de maneira errada em público.

No entanto, depois de ter sido levada a um complexo onde passava por uma “reeducação”, ela veio a falecer e a situação vem sendo bastante contestada. O governo alega que Amini teve um “ataque cardíaco” mas, de acordo com a CNN, as filmagens que mostram a jovem colapsando foram editadas e a família atesta uma versão diferente.

A Emtedad News, um veículo de mídia iraniano pró-reforma, afirma que conversou com o pai de Mahsa e ouviu dele que ela não tinha qualquer problema no coração, o que certamente leva muitos a crer em uma atitude suspeita por parte do governo. Por isso, os últimos dias foram marcados por protestos liderados pelas mulheres no Irã.

Flea pede justiça por Mahsa Amini, iraniana morta na última semana

Em seu Instagram, o baixista dos Peppers compartilhou fotos de Amini e escreveu um texto pedindo justiça por ela e destacando que é importante separar a Igreja do Estado, além de elogiar a coragem das mulheres que colocam suas vidas em risco para protestar no país:

Pensando na coragem profunda das mulheres do Irã, [que estão] nas ruas protestando a opressão forçada sobre elas, assumindo um grande risco de seu bem-estar. Vida longa a Mahsa Amini, que sua memória possa inspirar um caminho de liberdade. Separação de Igreja e Estado é uma coisa boa.

Recado importantíssimo! Você pode ver a publicação completa de Flea abaixo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Flea (@flea333)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!