Guitarrista Dokken vulcão
Reprodução/YouTube

Muitas vezes o conceito de “atitude Rock and Roll” é confundido com agressividade ou masculinidade. Mas nesse episódio, o guitarrista da banda Dokken, George Lynch, mostrou o que o termo realmente significa: coragem para desafiar os seus limites.

Em 1984, a banda americana de Heavy Metal lançou o disco Tooth and Nail, e nela está a música “Just Got Lucky”, que tem um clipe simplesmente inacreditável.

O vídeo mistura cenas do grupo em estúdio com imagens do guitarrista gravadas no topo do Monte Kilauea, no Havaí, que conta com o vulcão mais ativo do mundo, famoso por expelir lava constantemente desde 1983.

Naquele ano, o Dokken estava em Honolulu abrindo shows da turnê mundial “The Last in Line”, da lenda Ronnie James Dio. Foi quando o diretor de videoclipes Wayne Isham teve a ideia de aproveitar os cenários do país para uma música da banda.

O vocalista Don Dokken falou certa vez sobre o perrengue que foi realizar a proposta maluca do diretor:

Ele [Wayne Isham] tem uma característica peculiar: ele gosta de colocar as pessoas com quem trabalha em lugares precários. Então George [Lynch] voou até o vulcão em um helicóptero, saiu com sua guitarra e caminhou cerca de 100 metros. Até que suas botas começaram a derreter.

Guardas do vulcão interromperam a gravação

Além dos sapatos de George Lynch não suportarem a temperatura, é possível ver no clipe (assista mais abaixo) que o vulcão começou a expelir cada vez mais vapor quente durante as gravações.

Relatos daquele dia dizem que o guitarrista teve dificuldade para respirar, mas não deixou de tocar bem na beira da cratera até que os guardas do parque interromperam as filmagens porque havia risco de erupção.

De fato, dados de agências que monitoram a atividade na região mostram que o Kilauea entrou em atividade no dia seguinte do show do Dokken com Dio no Havaí. O vulcão expeliu lava por mais de 14 horas.

Ah, vale lembrar que George Lynch tem o apelido de Mr. Scary, ou Senhor Assustador. Justo, né? Assista abaixo ao clipe de “Just Got Lucky”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!