Luísa Sonza
Reprodução / Instagram

Depois de muita pressão nas redes sociais, Luísa Sonza resolveu se pronunciar sobre o caso de injúria racial envolvendo seu nome que voltou à tona nos últimos dias.

O incidente, que teria acontecido em Fernando de Noronha em 2018, virou manchete em 2020 e voltou a ser assunto agora devido a uma audiência recente.

No processo, Isabel Macedo de Jesus acusa a cantora de ter lhe dado um tapa no braço e pedido que ela buscasse um copo d’água, agindo como se ela fosse uma funcionária do local, quando resolveu ir ao banheiro enquanto a artista se apresentava. Após um questionamento de Isabel, Sonza teria repetido o pedido.

Desde então, ela pede uma indenização de R$10 mil por danos morais, segundo diversos portais brasileiros informam, e pelo visto Luísa decidiu que irá arcar com o valor, mesmo após ter negado veementemente as acusações quando estas vieram a público pela primeira vez em 2020, tendo chamado-as de “mentirosas” e “absurdas”.

Luísa Sonza se pronuncia sobre caso de racismo

Agora, Luísa fez um novo pronunciamento sobre o caso e, ainda que não tenha assumido que cometeu a injúria racial, afirmou que irá “acatar o valor pedido” e explicou para seus fãs o motivo de sua demora para falar sobre o tema:

Gente, eu to acompanhando tudo e meu silêncio nesses dias não é porque eu não queria falar sobre o assunto, mas porque eu precisava desse tempo para refletir, conversar com as pessoas e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não.

Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim.

Me dei conta de que todos, até mesmo pessoas como eu, que se reconhecem como aliadas a questões sociais, precisam sempre estudar mais e buscar por mais conhecimento e ainda mais empatia. Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não. Por isso, a minha decisão é solicitar uma audiência especial para resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela Autora.

Eu não tenho medo de colocar os meus privilégios, que reconheço que tenho, à disposição para chamar atenção pra essas questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação.

Por fim, quero esclarecer que esse caso veio a público em 2020, quando foi aberto, e é um processo de danos morais — não estou respondendo por processo criminal, como foi divulgado, e não há nenhum outro em andamento.

As palavras de Sonza, ainda que tenham recebido comentários positivos de diversos fãs, também geraram uma repercussão negativa. A cantora Jup do Bairro, por exemplo, apontou algumas falhas que identificou no posicionamento de Luísa:

E contudo se coloca como a principal vítima da situação onde [nem] ao menos pede desculpa à verdadeira lesada do caso e seu público preto que se sentiu diretamente ofendido quando negou a acusação publicamente. Se aliar é pra além, Luísa. Afeto e efeito precisam andar lado a lado.

Você pode ver a publicação original, bem como algumas das respostas, logo abaixo.

https://twitter.com/supremacynetola/status/1572026190348648449?s=20&t=3CYi-pHp_TFJxwC7RR32Mg

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!