Black Pantera
Foto por sete77sete

Ascensão, o mais novo álbum do Black Pantera, está disponível em uma versão deluxe!

O disco foi originalmente lançado em Março e, desde então, suas músicas vêm marcando grandes momentos nas estrondosas apresentações do grupo — como no show histórico no Palco Sunset do Rock in Rio 2022, que teve como convidada a banda Devotos.

Com forte teor político, o registro brada em defesa das populações oprimidas no Brasil e no mundo todo, assim como denuncia os abusos contra o meio ambiente e a situação social precária em que estamos vivendo. Somando forças aos discursos, Ascensão (Deluxe Edition) chega com três faixas extras: “Isolamento Social”, “Full Bag” e “Corre”, como conta Chaene Gama, baixista do Black Pantera.

Essa versão deluxe vai surpreender, porque traz mais três músicas que não haviam sido apresentadas ainda e agora teremos as 15 músicas feitas para o disco, disponíveis pra geral ouvir. Tem sido um momento incrível com as turnês e tal, só vai ficar mais difícil escolher o que pôr nos setlists dos shows, porque o arsenal aqui é grande!

O trabalho tem produção de Rafael Ramos e ganhou capa com foto de Victor Balde, feita na província de Meconta, Norte de Moçambique, com imagem da coleção “Lute como uma moçambicana”, da marca Com Respeito. O cachê pelo uso da fotografia foi doado integralmente para Ana e Carol, que figuram na capa.

Contratempo

Contratempo
Foto: Divulgação

Ebulição” é o novo single da banda mineira de rock alternativo Contratempo. A música, que marca o quarto lançamento da nova fase do grupo, chega misturando guitarras pesadas com versos de rap.

A novidade é fruto de uma parceria com o rapper BRK Mallone, de Juiz de Fora — assim como a banda. Escrita pelo baixista, Guilf, a letra de “Ebulição” aborda o sentimento de revolta do eu-lírico diante da indecisão da pessoa que ama. No entanto, em uma interpretação ativa mais ampla, representa o descontentamento com a inércia social frente às injustiças e ao caos na sociedade.

Além do rap, a música ainda traz diversos elementos “estranhos” ao rock clássico, dando uma nova roupagem para o som que, apesar de alternativo, conserva o seu peso. Na composição, o contraste entre o “quente” e o “frio” reforçam as diferentes origens que integram o instrumental, desde uma pegada mais latina na bateria até o solo de keytar.

Formada em 2014, a Contratempo traz influências que percorrem o rock dos anos 80 até os dias atuais. O trabalho de harmonias vocais e o som balanceado entre a agressividade do hard rock e a fluidez do rock moderno e do progressivo — sempre presente nos arranjos de suas músicas —, constroem a identidade da banda.

Manyak

Manyak
Foto: Divulgação

Formada no início de 2022 pelas irmãs Bianca (vocal e guitarra) e Vanessa Weber (guitarra), a banda gaúcha Manyak chega na cena fazendo rock de forma independente.

O grupo, que surgiu na cidade de Porto Alegre, já lançou o seu primeiro single: “Not Numb Enough“. A canção foi divulgada junto a um videoclipe gravado no prédio do Edifício Cais Rooftop, no centro histórico da capital gaúcha, dias antes do início das obras de reforma da construção.

A Manyak tem realizado diversos shows na cena underground porto-alegrense e, em paralelo, trabalha na produção de seu EP de estreia. O registro será intitulado RED e contará com 5 músicas autorais.

Gustavo Pio

Gustavo Pio
Foto: Divulgação

Mineiro radicado em Salvador, Gustavo Pio fez a sua estreia no mercado fonográfico com o single “Vaca de Presépio“, música autoral que chega para mostra que o rock nacional ainda pulsa.

A canção é um lançamento da Praia dos Artistas, selo de Martin Mendonça (Pitty / Agridoce / Cascadura), que assume as guitarras e a produção musical da faixa. A conexão musical entre os artistas se iniciou na pandemia, quando Pio teve aulas de guitarra com Martin.

Gravada no Estúdio T, na capital baiana, “Vaca de Presépio” versa sobre a inabilidade de um jovem para se encaixar na sociedade. Além da voz de Pio e do toque da guitarra de Martin, o single tem os teclados de André T (engenheiro de som que mixou e masterizou a gravação), o baixo de Cadinho Almeida (Cascadura) e a bateria e percussão de Duda Machado.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!