Filha de Mano Brown, Domenica Dias relata que sofreu racismo no Rock in Rio
Foto por Moa Almeida / Reprodução / Instagram

Domenica Dias, filha do cantor e compositor Mano Brown, e seu namorado, o ator Danilo Mesquita, estiveram envolvidos em uma confusão durante o Rock in Rio no último domingo (11).

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, Danilo é visto no gramado do local discutindo com uma mulher enquanto afasta sua namorada durante o show de Ludmilla no Palco Sunset.

Com a repercussão do vídeo, o casal decidiu detalhar a situação na noite desta quarta-feira (14). Na nota de resposta, Domenica alegou ter sido vítima de ataques racistas proferidos por um “casal visivelmente alterado” que estava próximo a eles no gramado.

Na publicação, a jovem que também é atriz explicou:

Meu namorado e eu estávamos na pista assistindo ao show quando um casal se instalou na nossa frente. No exato instante em que subiram ao palco outras cinco cantoras pretas, a mulher, fingindo que estava dançando, me empurrou, pisou nos meus pés e se jogou em cima de mim de forma proposital.

Filha de Mano Brown relata racismo no Rock in Rio

No texto, Domenica aponta que, “mesmo com a insistência nas agressões”, ela tentou evitar uma confusão. Porém, no momento em que Danilo fez uma barreira com os braços para que a mulher não a acertasse mais, a mesma se virou contra o casal e perguntou o motivos deles estarem “tocando nela”. A filha de Brown acrescentou:

Respondemos que estávamos no nosso canto, que era ela quem estava me machucando e que não queríamos confusão. Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão.

A atriz descreve na nota que o vídeo que mostra uma discussão foi gravado após o casal ter sumido. Além disso, ela explica que ela e Danilo ficaram “indignados com o ataque de motivação racista”, que segundo ela fica explícito pelo fato dela ser uma das únicas mulheres pretas “naquele contexto no meio de um espetáculo que visava enaltecer o trabalho e obra de mulheres pretas”.

Em seguida, Domenica Dias conta que a mulher que aparece discutindo com Danilo no vídeo “não tinha nada a ver com a agressão sofrida minutos antes”; ela estava dizendo que o casal tinha causado uma confusão durante o show. A atriz continuou:

As acusações dela, no momento de fragilidade após a agressão sofrida, aumentaram, mais ainda, a nossa indignação e sensação de injustiça.

Ao final de sua nota, a filha de Mano Brown fez uma reflexão sobre a atitude da mulher que apareceu no vídeo e também sobre os ataques sofridos enquanto se celebrava as mulheres pretas no show de Ludmilla:

Nesse contexto, me pergunto o porquê a nossa reação gerou, nessa mulher, mais comoção do que a própria agressão que sofremos. Depois de todo constrangimento, aborrecimento e agressões sofridas decidimos ir embora.

[…] É inadmissível que, no momento mágico, em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado, especialmente, a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida.

Confira abaixo o texto completo de Domenica Dias e em seguida o vídeo da confusão após as supostas agressões.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!