ÀIYÉ
Crédito: Hannah Carvalho

A instrumentista, artista sonora, produtora musical e performer Larissa Conforto, que assina artisticamente como ÀIYÉ, lançou recentemente nas plataformas digitais o single “EXU (tenho fome)”.

A faixa, produzida junto com Diego Poloni, sucede o disco Gratitrevas, lançado em Março de 2020, e marca uma nova etapa na carreira da cantora.

“Tudo começa e termina em Exú. Não é por acaso que essa música abre os caminhos de uma nova fase da ÀIYÉ. Essa letra e música vieram juntas durante um período intenso de estudos e práticas em torno de Exú (orixá e entidade), durante uma fase bem dura da pandemia. Ela é inspirada em um Itan que me marcou muito, de Exú orixá. A produção é minimalista e quase não mudamos nada de arranjo nem letra, porque além de ela ter vindo já muito pronta, eu vejo o mistério de Exú como a própria concepção dos entres, do vazio… então na verdade trabalhamos para trazer esses conceitos de forma direta no arranjo,” conta a artista.

Viela 17 e Alexandre Carlo

Alexandre Carlo e Viela 17
foto: Bené França

O grupo Viela 17, em parceria inédita com Alexandre Carlo, divulgou nos serviços de streaming o clipe da canção “Todos Sonhos Desse Mundo”.

Dirigido por Marcos Caviccioli e gravado nos estúdios da Aincon Imagens Cinematográficas (DF) em preto e branco, o vídeo mostra os artistas executando a faixa em meio a takes com carros e bicicletas em cena.

Composta durante a pandemia, a nova música fala sobre como o amor e a alegria podem dar esperança diante de um cotidiano desiludido pela obscuridade dos dias atuais.

Toninho Geraes e Chico Alves

Toninho Geraes e Chico Alves
foto: divulgação

Os compositores Chico Alves e Toninho Geraes lançaram o álbum Aluayê, Os Novos Afro-Sambas.

O trabalho de estúdio apresenta dez faixas inspiradas no disco de Vinicius de Moraes e Baden Powell lançado em 1966 e considerado um divisor de águas na história da Música Popular Brasileira.

“Queríamos revisitar esse universo de Baden e Vinicius, mas não tínhamos ainda a pessoa certa para fazer isso junto conosco. Buscamos por aí até conhecer pessoalmente Jaime, Nair e Jurema, que trouxeram a estética que sonhávamos para o disco,” recorda Chico.

“Pedi essas melodias aos Orixás, me conectando com as melodias lá de cima,” completa Toninho.

Nas gravações, eles foram acompanhados pelos músicos Jaime Alem (violões), Dirceu Leite (flauta e sax), Rômulo Gomes (contrabaixo), Felipe Tauil e Robson Batata (percussões) e Vitor Vieira (bateria).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!