Em 1991, Rita Lee falava sobre descaso do Rock in Rio com artistas brasileiros
Reprodução / YouTube

Anitta trouxe à tona nesta segunda-feira (12) uma discussão sobre o Rock in Rio tratar de forma diferente os artistas nacionais e internacionais.

Com a repercussão do assunto, internautas encontraram uma entrevista de 1991 da lendária Rita Lee com Marília Gabriela em que a artista abordou o tema, apontando o descaso do festival com os artistas brasileiros.

No trecho divulgado da conversa, a apresentadora questiona a ausência de Rita na segunda edição do Rock in Rio, que aconteceu em 1991, já que ela “é a cara do Rock and Roll brasileiro”. Com as palavras na ponta da língua, a cantora paulista respondeu:

Por uma sorte muito grande. Eu estive no primeiro Rock in Rio. Eu gosto muito de festival, acho legal essa coisa planetária e acho que o Rock and Roll é tão planetário, não é não? Aquela coisa de ‘êêê’, o esperanto que deu certo, enfim.

Em seguida, Rita Lee explicou que, nos bastidores do evento, começou a perceber uma diferença na forma de tratamento entre os artistas brasileiros e os convidados gringos. Ela disse:

Aí eu achei que no primeiro Rock in Rio que eu participei tinha uma coisa muito estranha por de trás. A gente, a gente que eu digo os músicos brasileiros, meio que de cobaia lá para testar a luz, o som, não pode ensaiar.

Por exemplo, na noite que eu fiz era de Ozzy Osbourne, ele come morcego. Eu achava que eu era um pouquinho mais legal, eu sou vegetariana. E eu tive que me acochambrar à coisa. E eu senti que não era só comigo, era com todo mundo. Houve uma grande falta de respeito. No segundo, eu falei ‘quer saber? Eu não vou’.

Rita Lee e descaso do Rock in Rio

Em outro momento da entrevista, Rita comparou as oportunidades que eram oferecidas aos artistas de fora e aos músicos brasileiros, principalmente os que tocavam Rock. Ela declarou:

[…] Os brasileiros não tiveram essa oportunidade de ter um espaço legal. Eu não achei que foi um espaço legal que eles tiveram. Agora, eu fico muito assim porque de repente a gente abriu caminhos assim no Brasil né, principalmente com relação ao Rock and Roll. De repente tem tanta gente legal fazendo Rock and Roll e acontece um Rock in Rio, não tem aquele carinho, aquela coisa que tinha que ter tipo, ‘Pô, eles são legais’, porque tinha muito brasileiro legal lá dentro daquele Rock in Rio que não teve a chance de um Prince.

Ao desabafar nas redes sociais, Anitta deixou claro que pretende “nunca mais” pisar no Rock in Rio a não ser que “um dia eles resolvam dar aos artistas que falam português o mesmo respeito que dão aos estrangeiros.”

Pelo visto, as gerações vão mudando a discussão sobre esta situação continua a mesma. Confira abaixo o depoimento de Rita Lee!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!