Eddie Vedder, do Pearl Jam
Reprodução/YouTube

O Pearl Jam passou com sua turnê “Gigaton” por Nova York neste domingo, data em que os ataques terroristas ao World Trade Center do dia 11 de Setembro de 2001 completaram 21 anos.

Durante o show realizado no Madison Square Garden, o vocalista Eddie Vedder fez algumas homenagens aos diversos socorristas que estavam presentes no concerto.

Em uma das pausas, o músico mencionou a história de um profissional chamado Mike, que costuma deixar a cidade nesta data para não reviver o trauma, mas apontou que desta vez o homem “pensou que seria uma boa ideia estar aqui esta noite” junto com a banda.

Citando outro socorrista, Vedder lembrou como os Estados Unidos se unificaram após a tragédia e comparou com o quão dividido o país demonstra estar hoje em dia. Ele disse (via Spin):

Houve um tempo em que nos apoiamos. Essa é a parte que não podemos esquecer. Que essas lições sejam lembradas como nossa solidariedade para nos unirmos e mantermos este país em ordem.

Confira abaixo alguns registros desta noite especial do show do Pearl Jam.

Pearl Jam enaltece socorristas do 11 de Setembro

Em diversos momentos do show, Vedder reforçou que o Pearl Jam estava “honrado em passar esta data importante com vocês”.

No repertório, a banda incluiu músicas com mensagens que acompanham a trajetória da banda e ao mesmo tempo fazem sentido com a homenagem às vítimas dos ataques.

Eles tocaram as faixas “Release”, “Come Back”, “Present Tense” e outros clássicos como “Garden”, “Better Man”, “Why Go” e “Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town”.

A surpresa da noite ficou por conta de uma cover de “Crown of Thorns”, do Mother Love Bone, juntamente com a introdução de “Chloe Dancer”. Esta foi a primeira vez que o Pearl Jam tocou as duas músicas juntas desde o show de 1º de maio de 2016 no mesmo local.

Além disso, o grupo incluiu no repertório uma cover de “Sonic Reducer”, dos Dead Boys, que não tinha sido tocada por eles desde antes da pandemia.

LEIA TAMBÉM: 16 bandas que tiveram as carreiras afetadas pelos ataques de 11 de Setembro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!