Emo, Emo, Emo, Emo: sempre que se fala a respeito do Fall Out Boy, as pessoas associam, justamente, o grupo de Chicago ao movimento.
Acontece que o quarteto que também bebeu nas fontes do Pop Punk e foi catapultado ao mundo com o excelente From Under The Cork Tree (2005) mudou bastante a sua sonoridade e nos últimos anos lançou discos muito mais voltados à Música Pop do que ao Rock, inclusive.
Por conta disso, diversos shows da banda soavam estranhos para os fãs, já que as plateias ficavam divididas entre fases e arranjos que oscilavam entre momentos mais orgânicos e parecidos com as raízes no Punk Rock e outros que aproximavam o FOB de nomes como Madonna, por exemplo.
Aparentemente o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Patrick Stump e pelo baixista Pete Wentz finalmente encontrou um balanço perfeito entre esses momentos todos na carreira e o setlist do show no Palco Mundo do Rock In Rio foi prova disso.
Ao todo, a banda apresentou 18 canções e elas foram divididas entre American Beauty/American Psycho (5), From Under the Cork Tree (3), Infinity on High (3), Save Rock and Roll (3), Take This to Your Grave (2), Folie à Deux (1) e M A N I A (1).
O grande ponto é que não apenas os discos foram divididos de forma democrática, como houve uma linearidade sonora entre as canções: com um meio termo preciso, mesmo as canções mais Pop ganharam arranjos muito mais voltados ao início da carreira do Fall Out Boy do que aos últimos anos, e isso deu uma coesão que há muito tempo não se via nas performances do grupo.
Não faltaram hits como “Sugar, We’re Going Down”, “Dance, Dance”, “I Don’t Care”, “This Ain’t A Scene, It’s An Arms Race”, “The Phoenix” e mais.
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Nos momentos mais “diva”, Patrick foi ao piano como em “The Last Of The Real Ones” e se apresentou com o instrumento pegando fogo, mas tudo se conectou muito bem à proposta do show.
O fã “raiz” ficou feliz, já que os três primeiros discos da banda foram celebrados e até mesmo o de estreia, Take This To Your Grave (2003), teve papel importante com as pegajosas “Grand Theft Autumn/Where Is Your Boy” e o final enérgico com “Saturday”, que encerrou o set e teve Pete Wentz indo berrar na galera.
O Fall Out Boy é uma daquelas bandas de grandes nichos: quem está por dentro da cena os reconhece como gigantes, mas quem é “fã de Rock” costuma desdenhar.
Hoje, até esses se empolgaram com os caras.