The Smiths - The Queen Is Dead (capa)
Foto: Divulgação

Hoje mais cedo ficamos todos sabendo que a icônica Rainha Elizabeth morreu aos 96 anos de idade.

É claro que expressões como “The Queen Is Dead” (“A Rainha Está Morta”) e “London Bridge Is Down”, algo como “A Ponte de Londres Caiu” viralizaram, e todo fã de Rock Alternativo que se liga no Pós-Punk e na New Wave se lembrou do The Smiths.

Isso porque a banda de Morrissey, Johnny Marr e companhia lançou o seu terceiro disco exatamente com o nome The Queen Is Dead em 1986, e o álbum não apenas é considerado como um dos melhores do grupo como também um dos melhores da história do Rock.

The Smiths – The Queen Is Dead

Com 10 faixas, o lançamento conta com alguns dos maiores sucessos de toda carreira do The Smiths, incluindo as geniais “Bigmouth Strikes Again”, “There Is A Light That Never Goes Out” e “The Boy With the Thorn In His Side”.

Pois a abertura do disco se dá exatamente com a faixa título, e “The Queen Is Dead”, composição de Morrissey com Johnny Marr, é um verdadeiro soco na cara da realeza britânica.

Resumindo todos os traços tradicionalistas e conservadores da monarquia na figura da Rainha Elizabeth, o grupo conseguiu chamar a atenção da mídia e da sociedade britânica dos Anos 80 através de passagens como essa aqui:

‘Eu digo, Charles, você não tem a vontade
De aparecer na capa do Daily Mail
Vestido com o véu de noiva da sua Mãe?’ Ooh, ooh, ooh

Eu chequei todos os fatos históricos
E fiquei chocado e envergonhado por descobrir
Como eu sou o décimo oitavo descendente pálido de uma velha rainha ou outra

A canção, mesmo não tendo sido lançada como single, tornou-se figurinha carimbada nos shows da banda e uma das faixas de abertura mais icônicas de todos os tempos por conta do seu significado.

Agora, com a morte real da Rainha e não uma mensagem com sentido figurado, ela e o disco ganharam novos significados, não é mesmo?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!